fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

FIMFA Lx. Festival de Marionetas e Formas Animadas regressa a Lisboa

O FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas volta a estabelecer, em…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas volta a estabelecer, em Lisboa, o ponto de encontro internacional do teatro de marionetas contemporâneo. De 4 a 23 de maio, mais de dez companhias nacionais e internacionais vão apresentar espetáculos em oito salas da capital. Resistência e o recomeço é o mote da programação.

No ano em que assinala 21 anos de existência, a abertura do festival terá lugar a 4 de maio no Teatro Nacional D. Maria II, com uma criação inspirada num dos grandes clássicos da literatura, Moby Dick. Um espetáculo da companhia Plexus Polaire, proveniente de França e da Noruega, que conta com cinquenta marionetas, projeções de vídeo, uma orquestra submersa e uma baleia-marioneta em tamanho real.

O São Luiz Teatro Municipal recebe Chaika, um solo para uma atriz, e uma marioneta de tamanho humano, livremente inspirado em A Gaivota de Tchékhov; Optraken, da companhia francesa Galactik Ensemble, que promete surpreender com a arte da queda; The Puppet-Show Man é uma criação com marionetas tradicionais de luva chinesas; e Maiakovski - O Regresso do Futuro, uma criação do Teatro de Ferro e do Teatro de Marionetas do Porto, que juntos constroem uma máquina do tempo para ressuscitar o poeta russo.

Pelo Teatro do Bairro passarão Petites Fables, um espetáculo onde Agnès Limbos, conceituada artista do teatro de objetos, apresenta quatro pequenas fábulas que são como um diário de viagem; Concerto para uma árvore, com criação e interpretação de Fernando Mota, que marca o início de uma pesquisa à volta de objetos sonoros criados a partir de árvores e materiais naturais; e Ambregris, da companhia francesa Les Antliaclastes, uma criação que aborda o mito do ventre da baleia e a busca pelo âmbar-cinzento, misturando Pinóquio, o capitão Ahab e Jonas, e utilizando marionetas de fios, de vara, de luva e sombras.

Já no Teatro Taborda, os Bonecos de Santo Aleixo, tradicionais do Alentejo e únicos no mundo, apresentam Auto da Criação do Mundo, um espetáculo dedicado a famílias e acompanhado de guitarra portuguesa e muitas cantigas.

O LU.CA - Teatro Luís de Camões recebe Branco como a noite e claro como o Preto, uma criação da companhia alemã Thalias Kompagnons, que, através de um técnica especial de pintura ao vivo, criará uma viagem de descoberta para destemidos e curiosos, e Bakéké, um espetáculo de novo circo e manipulação de objetos destinado a famílias.

No Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, os espetáculos são também para ver em família e ao ar livre. A Limite Zero apresenta o tradicional Teatro Dom Roberto, com as suas peripécias, lutas e outras recriações, enquanto a companhia Radar 360º apresenta Histórias Suspensas, um dos espetáculos de encerramento do festival, que inclui um cenário de grandes dimensões, onde é possível fabricar sonhos e guardar segredos.

Este ano, o FIMFA Lx estende-se ainda ao Centro Cultural da Malaposta com Cinderela, um espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto, destinado aos mais pequenos, que propõe uma nova abordagem a esta história tradicional, onde cabem muitas personagens saídas de outros contos de fadas.

“Resistir, recomeçar, renovar, reconstruir, reinventar - são as palavras- chaves para este ano. Ainda não será possível soprar as 21 velas ‘abraçados’, mas esperamos ansiosamente poder ver no palco, e ao vivo, os artistas a darem vida a todo o tipo de objetos, criando universos fantásticos em que tudo pode ganhar forma, num percurso desenhado pela memória, mito, equilíbrio, engenho, superação e espanto.”, referem Luís Vieira e Rute Ribeiro, diretores artísticos do FIMFA Lx, sobre a edição deste ano.

Fotografia de ©Jeff Lefranc (espectáculo "Ambregris")

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0