No dia 13 de julho Museu Nacional de Soares dos Reis vai receber a 7ª edição do First Steps Porto. O evento que junta profissionais e amadores da cultura Hip Hop, distingue-se todos os anos pelo seu cariz social e pela celebração de cinco elementos-chave: Dança, DJing, MCing, Grafitti e Beatbox

Tudo começou em 2011, em Famalicão, com um evento que se ergueu com pouco recursos. Graças ao sucesso da primeira edição, o First Steps seguiu para o Porto em 2013 com um projeto mais estruturado, já com workshops dados por professores reconhecidos na área. Todos os fundos desta edição reverteram para o Lar Nossa Senhora do Livramento. 

No ano seguinte o evento decorreu na Sala 2 da Casa da Música — o que ajudou em termos de visibilidade e adesão — e os fundos reverteram novamente para o Lar Nossa Senhora do Livramento. Esta preocupação social é, na verdade, um dos pontos distintivos do First Steps Porto (FSP); em 6 edições já angariou cerca de 1500€ para diferentes instituições e projetos sociais. 

O First Steps acontece no Museu Nacional de Soares dos Reis desde 2015

Foi na 4ª edição que o evento se mudou para o Museu Nacional de Soares dos Reis, num formato expandido e com uma competição destinada a bailarinos mais experientes. O sucesso foi notório e nos três anos que se seguiram — 2016, 2017 e 2018 — o Graffiti, o DJing e o Beatbox juntaram-se à grande festa do FSP. No ano de 2016 os fundos reverteram para a associação ASAS de Ramalde e em 2017/2018 para o Marco, um jovem que ficou paralisado graças a um acidente. 

O First Steps Porto destina-se a crianças e jovens entre os 6 e os 25 anos, “apaixonados por alguma das vertentes da cultura urbana”, como é possível ler no comunicado de imprensa. A edição deste ano conta com um total de 3o convidados que se distribuem entre jurados, apresentadores, orientadores, djs e fotógrafos. O objetivo é — e sempre foi — incentivar a nova geração na prática das diferentes vertentes do Hip Hop 2através de formações, contacto com artistas profissionais, competições de cariz leve e espaço para divulgarem o seu trabalho”. 

Podes saber mais sobre o First Steps Porto, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de ©Maiur Narendra
O First Steps Porto é parceiro do Gerador

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.