A quarta instalação de “Clamor da Maré Cheia”, exposição polinuclear da artista plástica Cristina Rodrigues, é apresentada no Fórum Cultural de Ermesinde, às 20h30, amanhã, no dia 31 de julho. A narrativa pretende realçar a figura do homem e do mar.
Depois de já inauguradas, em Vila do Conde, Lisboa e Baião, três instalações de arte contemporânea que compõem esta narrativa sobre o homem e o mar, o Fórum Cultural de Ermesinde é o local escolhido por Cristina Rodrigues para erguer a última das quatro composições, que se intitula “Homens do Mar”. A inauguração conta com a presença de José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.
Distinta das outras obras já instaladas, esta instalação, também ela site-specific, é composta por doze esculturas, representando figuras humanas. Os «Homens do mar», que ilustram uma reflexão da autora sobre o trabalho como parte da essência do homem, passam assim a habitar um território, Ermesinde, que foi essencialmente fundado para ser uma cidade de trabalho.
Homens do Mar, Cristina Rodrigues Homens do Mar, Cristina Rodrigues Clamor da Maré Cheia, Cristina Rodrigues Clamor da Maré Cheia, Cristina Rodrigues Homens do Mar, Cristina Rodrigues
“Clamor da Maré Cheia” é uma exposição polinuclear, concebidas em sintonia com os seus quatro lugares de exibição. Uma narrativa que exalta o homem como um ser curioso e trabalhador, capaz de enfrentar grandes adversidades, trilhando caminhos desconhecidos. As esculturas que integram a obra - quase cinco dezenas de peças que utilizam o ferro e redes de pesca como matéria de trabalho -, são fruto de uma reflexão da autora sobre uma das epopeias humanas mais desafiantes, a odisseia marítima.
À inauguração junta-se, ainda, um concerto da cantora lírica Carla Caramujo, também intitulado “Clamor da Maré Cheia”. Carla Caramujo será acompanhada por um quarteto de cordas composto por Álvaro Pereira e Evandra Gonçalves nos Violinos, Luis Norberto na Viola d’Arco e Michal Kiska no Violoncelo.
Realce-se que a exposição ficará patente até ao dia 31 de outubro, nos quatro locais que acolhem a exposição.
Cristina Rodrigues é uma artista plástica e arquiteta portuense com trabalho apresentado na Europa, Ásia e América do Sul em diversas exposições a solo, o que a torna uma das artistas plásticas portuguesas mais relevantes da sua geração. Várias das suas obras integram coleções de museus e de entidades públicas nacionais e internacionais.