A nova edição do Fórum do Futuro não aconteceu, no entanto, “Vita Nova”, uma obra com textos de múltiplos autores como Octavia Butler e Ted Chiang, continua disponível gratuitamente até hoje (30) no Rivoli – Teatro Municipal do Porto.

Composta pelo diretor do Departamento de Arte Contemporânea e Cinema da empresa municipal Ágora, Guilherme Blanc,a curadora e investigadora Filipa Ramos, a artista Jenna Sutela e o escritor e curador Shumon Basar, a equipa curatorial do Fórum desenvolveu "um projeto editorial que comissariou ensaios escritos e visuais, bem como conversas e entrevistas, que propõe debater a existência humana e não-humana no atual contexto social”, lê-se no comunicado da Ágora.

O livro copublicado pela editora Bom Dia Boa Tarde Boa Noite inclui: obras de nomes como Joan Jonas, Octavia Butler (o ensaio “As raças perdidas da ficção científica”, de 1980), Suzanne Treister, Ted Chiang, entre outros.

“Os editores propuseram também um encontro entre autores que contribuíram para esta publicação e grupos de estudantes, coordenados por docentes, de quatro instituições académicas da cidade: Orfeu Bertolami da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Inês Moreira da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto; Nuno Crespo da Escola das Artes – Universidade Católica e Eduarda Neves, da Escola Superior Artística do Porto”, acrescenta.

O livro assenta no presente e permite uma viagem pelo futuro da ciência, da espiritualidade, da arte e da sociedade em geral " temas que são explorados pela complementaridade das vozes, imagens e ideias que o habitam”, revela-se ainda no mesmo comunicado.

O livro pode ser levantado gratuitamente até hoje, 30 de dezembro, no Rivoli, entre as 13:00 e as 20:00, podendo ser reservado através de forumdofuturo@agoraporto.pt. A partir de janeiro, as cópias disponíveis da publicação poderão ser adquiridas através do mesmo endereço de email.

O Fórum do Futuro define-se como um programa de debates e performances que decorre anualmente na cidade do Porto e realiza-se desde 2014, contando com a participação de nomes como o arquiteto Jean Nouvel; o filósofo Michel Maffesoli; os artistas Wolfgang Tillmans e Sasha Grey; os escritores Ali Smith, Tahar Ben Jelloun e Margaret Atwood, entre muitos outros.

Texto por Patrícia Silva
Fotografias de  Lysander Yuen via unsplash

Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal, clica aqui.