“Como se está a sentir?” é a pergunta do Festival Mental, que parte para a sua 5ª edição em 2021, com uma vasta programação de pretende informar sobre saúde mental, através do cinema e das artes. Entre os dias 18 e 20 de junho, o Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, acolhe as iniciativas do Festival Mental, com destaque para os temas da ecoansiedade, somatização e depressão.

O Mental – Festival da Saúde Mental é produzido pela associação Safe Space Portugal, criada em 2017 com o propósito de refletir e informar sobre saúde mental. Através da cultura e das artes, as iniciativas que compõem a programação do festival pretendem combater o estigma social face às problemáticas do foro mental, nomeadamente através de mostras de cinema nacionais e internacionais, M-Talks de debate e outras atividades, do teatro à dança, da música à literatura.

Peça "As sereias vivem no espaço" pelo Grupo de teatro Terapêutico da Unidade W Mais

Com a co-produção do Programa Nacional Para a Saúde Mental da Direcção Geral da Saúde, o Festival Mental inaugura este ano um novo ciclo, com uma calendarização que se estende de maio a setembro de 2021, reforçando a presença em novas cidades como Funchal, Ponta Delgada e a vila de Castelo de Vide.

Depois de se iniciar em maio na cidade de Lisboa, a segunda fase de festival chega ao Funchal, já no próximo dia 18 de junho, e ocupa lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias com uma Mostra Internacional de Curtas e Longas Metragens de 14 filmes nacionais e internacionais selecionados na Open-Call 2021, provenientes de países como Israel, Argentina, Canadá e EUA. No dia 20, sobe ao palco o músico André Viamonte, que apresenta a atuação “My Story My Song”, em colaboração com o Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira.

O Festival Mental regressará em setembro, desta vez à cidade de Ponta Delgada, entre os dias 17 e 19. A vila de Castelo de Vide encerra a programação da 5ª edição do festival, de 24 a 26 do mesmo mês.

Sessão M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens

Entre as diversas iniciativas que preenchem o Festival Mental nos últimos cinco anos, contamos com a abordagem e discussão prioritária dos temas da ecoansiedade, somatização e depressão. As M-Talks, uma das iniciativas do festival, criam debates de informação pública acerca destes temas, reunindo inúmeros especialistas e profissionais das áreas da saúde mental, psicologia e psiquiatria. Mais de duas dezenas de convidados se juntam nesta edição, com a direção e curadoria de Ana Pinto Coelho. A ela se juntam a jornalista Cristina Esteves, o psicólogo clínico Nuno Colaço, o jornalista e autor João Vasco Almeida, a psiquiatra e professora na Faculdade de Medicina de Lisboa, Silvia Ouakinin, entre outros.

Para mais informações acerca da programação da 5ª edição do Festival Mental, consulte o site oficial aqui.

Texto de Ana Mendes
Fotografias disponíveis na página de facebook do Festival Mental

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.