Após ver-se forçada a fechar portas devido à covid-19, a Casa-Museu de Tormes, em Baião, que serviu de inspiração a Eça de Queiroz, lançou um apelo aos leitores: tornarem-se Amigos de Tormes. Desta forma acreditam que poderão colmatar a “situação preocupante” com que se vêem a braços. 

A Campanha 100 Amigos de Tormes resume-se a uma proposta simples: convidar os leitores a tornar-se, como o nome indica, Amigos de Tormes, dando uma contribuição anual de 25€. Essa contribuição dá acesso a entradas ilimitadas na Casa-Museu de Tormes, à recepção gratuita da revista Queirosiana no domicílio, um desconto de 10% no preço dos produtos da Loja da Fundação e o mesmo valor de desconto sob o preço de alojamento nas Casas de Turismo Rural em Tormes. 

APELO – AMIGOS DE TORMESCom a casa que inspirou Eça de Queiroz fechada ao público devido à Covid-19, vemo-nos a braços...

Publicado por Fundação Eça de Queiroz em Quinta-feira, 9 de abril de 2020
A Fundação Eça de Queiroz também deixou o apelo nas suas redes sociais

“Se chegarmos ao objetivo de 100 Amigos de Tormes, colmataremos algumas insuficiências e teremos mais condições para fazermos face a esta crise”, partilha a Fundação Eça de Queiroz em comunicado de imprensa. Para fazer a inscrição basta preencher um formulário que se encontra na homepage do site da fundação. 

A Casa-Museu de Tormes, edifício circundado pela natureza do município de Baião, no distrito do Porto, serviu de inspiração à escrita do romance A Cidade e as Serras e é hoje a sede da Fundação Eça de Queiroz. Reúne o espólio do escritor, alguns objetos que lhe pertenciam e mantém vivo “o cenário que Eça conheceu e deu a conhecer através desta sua última obra”. 

Além da componente museológica, a Casa-Museu de Tormes também desenvolve atividade agrícola e turística, nomeadamente através do turismo rural que lhe está associado. 

Podes saber mais sobre a Fundação Eça de Queiroz e a Casa-Museu de Tormes, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Fundação Eça de Queiroz disponível via Facebook
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.