fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Galeria 111 recebe exposição de originais de Paula Rego

"Saudades" é o tema da exposição que revisita o percurso artístico de Paula Rego e que é hoje inaugurada na Galeria 111, em Lisboa. A mostra, que ficará patente até 15 de janeiro de 2022, junta 27 obras que atravessam várias décadas e temas, desde os anos de 1980, como "Girl and dog", até pinturas como "Maria Madalena", de 2017, de acordo com informação divulgada pela galeria.

A iniciativa surge para exprimir o sentimento de saudades da presença da pintora, "que há mais de três anos não vem a Portugal devido à idade e à frágil saúde", disse à agência Lusa o diretor daquele espaço cultural, Rui Brito, que também é curador da exposição, em conjunto com o filho da pintora, Nick Willing, que selecionou as obras e estará presente na sessão de inauguração em representação da artista.

O objetivo "foi mesmo abordar técnicas e períodos do percurso artístico de Paula Rego, e, desta forma, criar uma mini-antológica muito forte e muito abrangente", explicou Rui Brito, cuja família tem uma longa ligação de décadas à artista, continuando a representá-la em Portugal.

"É uma relação de cumplicidade e amizade que continua", sublinhou o galerista, herdeiro da Coleção Manuel de Brito (1928-2005), um dos primeiros e maiores galeristas e livreiros do país, que reuniu cerca de duas mil obras de arte, desde escultura, pintura e desenho, criando uma das maiores e mais importantes coleções privadas de arte do país.

Num texto da curadora Helena de Freitas, que consta do catálogo, refere-se que há diversas pinturas da exposição nas quais se destaca a iconografia religiosa, surgindo uma "apropriação de cenas bíblicas ou dos seus símbolos sempre feita em total liberdade, colocando em planos indiferenciados o sagrado, o mítico ou o quotidiano".

A obra de Paula Rego assume um "implacável escrutínio da complexa natureza ética e moral" da vida, com uma "abordagem sempre ética, pedagógica e o propósito transformador das consciências e dos comportamentos", acrescenta Helena de Freitas no texto.

Paula Rego foi elevada, em 2004, à Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada de Portugal, pelo Presidente Jorge Sampaio e, em 2010, foi distinguida pela rainha Isabel II de Inglaterra, pela sua contribuição para as artes, com o grau de Dama Comandante da Ordem do Império Britânico.

A exposição "Saudades" pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 19h.

Texto de Sofia Craveiro com Lusa
Fotografia de José Coelho/Lusa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap