A Gap Year Portugal não baixou os braços, e este ano o Gap Year Summit acontece de 17 a 18 de abril, num formato online, que conta com 9 talks, 6 workshops, concertos e outras surpresas.

"Numa altura em que viver entre quatro paredes se tornou no novo dia-a-dia para a grande maioria da população, é importante não esquecer que o mundo continua a precisar de nós, e nós continuamos a precisar de muito mundo.", foi com este pensamento em mente que a Gap Year Portugal decidiu arrancar, mesmo em tempos de pandemia, com o Gap Year Summit 2021, um evento com o intuito de inspirar, esclarecer e apoiar quem continua a querer viajar, arriscar e conhecer o mundo.

Com o mote, "o ponto de partida", a Gap Year Portugal quer que este seja o momento inicial para dar o primeiro empurrão, por isso, este ano, o evento está dividido em pré, durante e pós gap year. Serão debatidos temas como a Saúde e Segurança em Viagem, com a médica e blogger Andreia Castro, uma das maiores preocupações atuais dos viajantes. A associação traz ainda um workshop sobre Sustentabilidade em Viagem e a participação de Raul Manarte, João Kopke, Ines Franco Alexandre, Chapa Dux, Travel B4Settle e outros nomes conhecidos do mundo das viagens. "Este ano não podemos estar fisicamente presentes, mas isso permitiu-nos adaptar o nosso maior evento de modo a conseguirmos chegar até à casa de todos os jovens portugueses, onde quer que estejam", afirma Joana Dâmaso, CEO da Gap Year Portugal.

Fotografia de Gap Year Portugal

Desde que a pandemia começou, o setor do turismo tem sido afetado e consequentemente, a Gap Year Portugal viu as suas receitas anuais diminuírem, pondo em causa a continuação de um projeto que quer tornar o gap year numa possibilidade para todos os jovens em Portugal. Contudo, a equipa tem procurado novas soluções para sobreviver, e criaram um crowdfunding, disponível até 4 de abril, "estamos a tentar angariar 10.000€, valor correspondente a cinco meses de salários para três pessoas. Porquê cinco meses? Para assegurarmos toda a nossa atividade até, pelo menos, ao final do ano letivo e para conseguirmos encontrar soluções que garantam um futuro sustentável financeiramente, a médio/longo prazo", conta Marta Grilo, responsável pela Comunicação da Gap Year Portugal, ao Gerador.

A associação de jovens, foi ainda mais longe e, mais uma vez, para envolver a comunidade, criou a iniciativa #MakeItRun, onde cada euro doado, corresponde a um quilómetro corrido pela equipa da Gap Year Portugal, "num momento em que estamos 'running out of time', achámos que não haveria melhor forma de apresentar a urgência do nosso apelo, do que correr. Porque é isso que estamos a fazer, estamos a correr com todas as nossas forças, com tudo o que as nossas pernas e pulmões permitem", conclui Marta Grilo.

Os bilhetes estão disponíveis na BOL e nos locais habituais: worten, fnac, lojas CTT.

As contribuições para o crowdfunding podem ser feitas através do DonorBox, por transferência para o NIB PT50 0191 0000 0270 4458 1011 3 ou ainda por MBway para o 913183995.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Pexels

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.