Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Gap Year Summit está de volta de 17 a 18 de abril

A Gap Year Portugal não baixou os braços, e este ano o Gap Year Summit…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Gap Year Portugal não baixou os braços, e este ano o Gap Year Summit acontece de 17 a 18 de abril, num formato online, que conta com 9 talks, 6 workshops, concertos e outras surpresas.

"Numa altura em que viver entre quatro paredes se tornou no novo dia-a-dia para a grande maioria da população, é importante não esquecer que o mundo continua a precisar de nós, e nós continuamos a precisar de muito mundo.", foi com este pensamento em mente que a Gap Year Portugal decidiu arrancar, mesmo em tempos de pandemia, com o Gap Year Summit 2021, um evento com o intuito de inspirar, esclarecer e apoiar quem continua a querer viajar, arriscar e conhecer o mundo.

Com o mote, "o ponto de partida", a Gap Year Portugal quer que este seja o momento inicial para dar o primeiro empurrão, por isso, este ano, o evento está dividido em pré, durante e pós gap year. Serão debatidos temas como a Saúde e Segurança em Viagem, com a médica e blogger Andreia Castro, uma das maiores preocupações atuais dos viajantes. A associação traz ainda um workshop sobre Sustentabilidade em Viagem e a participação de Raul Manarte, João Kopke, Ines Franco Alexandre, Chapa Dux, Travel B4Settle e outros nomes conhecidos do mundo das viagens. "Este ano não podemos estar fisicamente presentes, mas isso permitiu-nos adaptar o nosso maior evento de modo a conseguirmos chegar até à casa de todos os jovens portugueses, onde quer que estejam", afirma Joana Dâmaso, CEO da Gap Year Portugal.

Fotografia de Gap Year Portugal

Desde que a pandemia começou, o setor do turismo tem sido afetado e consequentemente, a Gap Year Portugal viu as suas receitas anuais diminuírem, pondo em causa a continuação de um projeto que quer tornar o gap year numa possibilidade para todos os jovens em Portugal. Contudo, a equipa tem procurado novas soluções para sobreviver, e criaram um crowdfunding, disponível até 4 de abril, "estamos a tentar angariar 10.000€, valor correspondente a cinco meses de salários para três pessoas. Porquê cinco meses? Para assegurarmos toda a nossa atividade até, pelo menos, ao final do ano letivo e para conseguirmos encontrar soluções que garantam um futuro sustentável financeiramente, a médio/longo prazo", conta Marta Grilo, responsável pela Comunicação da Gap Year Portugal, ao Gerador.

A associação de jovens, foi ainda mais longe e, mais uma vez, para envolver a comunidade, criou a iniciativa #MakeItRun, onde cada euro doado, corresponde a um quilómetro corrido pela equipa da Gap Year Portugal, "num momento em que estamos 'running out of time', achámos que não haveria melhor forma de apresentar a urgência do nosso apelo, do que correr. Porque é isso que estamos a fazer, estamos a correr com todas as nossas forças, com tudo o que as nossas pernas e pulmões permitem", conclui Marta Grilo.

Os bilhetes estão disponíveis na BOL e nos locais habituais: worten, fnac, lojas CTT.

As contribuições para o crowdfunding podem ser feitas através do DonorBox, por transferência para o NIB PT50 0191 0000 0270 4458 1011 3 ou ainda por MBway para o 913183995.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Pexels

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Agosto 2026

Hamburgo abre candidaturas para residências internacionais em artes visuais e fotografia

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0