De 10 a 20 de outubro, decorre mais uma edição do Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO). Este ano o festival propõe aos participantes – autores e leitores – uma reflexão sobre tema geral “Tempo e Medo”. Entre os escritores presentes encontram-se vários da Penguin Random House Portugal, tais como Geovani Martins, Afonso Cruz, João Tordo, Hugo Gonçalves, Pedro Vieira, Isabel Lucas, Eduardo Dâmaso, Manuel Monteiro e Miguel Szymanski.

O FOLIO tem um cartaz cultural intenso, acolhendo autores nacionais e internacionais, ilustradores, músicos, pintores, livreiros, poetas, professores, políticos, jornalistas, e muitos outros. Especialistas de diversas áreas do conhecimento são desafiados a contribuir para a reflexão sobre o “Século do Medo”. “Entre o medo generalizado de guerras, de terrorismo e das ideologias que presentemente ganham fôlego, torna-se inevitável que vivamos momentos de incerteza e de grande preocupação, não só com o mundo mas também com a Terra que nos acolhe.”, diz em comunicado Humberto da Silva Marques, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, a propósito do FOLIO 2019.

Vê a programação completa do FOLIO aqui.

Agenda das sessões Penguin Random House:

Sexta – 18 de Outubro

18h – Master Class sobre Bukowski – Valério Romão (no Museu Abílio de Mattos e Silva)

21h – Mesa de autor: Medo no Presente com José Eduardo Agualusa (Portugal/Angola), Geovani Martins (Brasil). Moderação de Isabel Lucas (no Auditório Municipal Casa da Música)

Sábado – 19 de Outubro

16h – Conversa de escritores com João Tordo e Hugo Gonçalves (na Livraria do Mercado/Casa Penguin Random House)

17h – Eduardo Dâmaso conversa com Miguel Szymanski sobre relação entre literatura e crise (na Livraria do Mercado/Casa Penguin Random House)

19h – Sessão sobre Chico Buarque com Geovani Martins, Werneck e Isabel Lucas (na Tenda dos Editores e Livreiros)

Domingo – 20 de Outubro

16h – Workshop Por amor à língua realizado pelo autor Manuel Monteiro (no Museu Abílio de Matos e Silva)

17h30 – Conversa de escritores com Afonso Cruz e Pedro Vieira (na Livraria do Mercado/Casa Penguin Random House).

Texto de Maria Costa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.