A cidade de Guimarães despediu-se, no passado domingo, dia 6 de outubro, da 9.ª edição do festival Guimarães noc noc. Depois de quase dez anos a levar cultura à cidade berço, os vimaranenses voltam a dizer adeus à magia cultural, por mais um ano.

O evento aconteceu de 5 a 6 de outubro e transformou as ruas da cidade num local destinado só e apenas à cultura. A organização convidou, então, a população a viver a cidade de outra maneira. Pelos locais designados, passaram inúmeros artistas com vontade de dar a conhecer o talento local e não só.

Ao todos, foram cerca de 60 os locais a visitar. Entre várias formas de manifestar a arte, os autores apresentaram-se em múltiplas vertentes. Destacam-se, entre outras, a fotografia, pintura, música, dança, teatro e instalações. Os mais novos não foram esquecidos, havendo, por isso, programação especial na biblioteca municipal Raúl Brandão.

Nove edições depois, os dois dias terminaram da forma mais cultural possível. No próximo ano, será a altura de o Guimarães noc noc completar uma mão cheia.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Ryan Pouncy via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.