O Festival Internacional de Guitarras de Guimarães (FIGG) vai dar música à cidade vimaranense entre os dias 21 e 29 de dezembro. A 6.ª edição do evento divide-se pelo Paço dos Duques, Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e Conservatório de Música de Guimarães.

“Promover a guitarra clássica no setor cultural, quer no contexto pedagógico e formativo, quer no do espetáculo, visando potenciar uma nova atitude de aproximação à guitarra clássica, ainda pouco divulgada enquanto instrumento solista, é um dos objetivos fundamentais deste projeto”, pode ler-se na página de apresentação do festival.

O programa conta com cerca de dez concertos, em que se destacam nomes como Aniello Desiderio, Pavel Ralev, Bruno Pino Mateos, entre outros. Há ainda lugar para masterclasses, concursos e conferências. A programação completa pode ser consultada aqui.

O FIGG pertence à primeira plataforma europeia de guitarra, EuroStrings, que agrega 19 festivais internacionais de guitarra na Europa. É organizado pela Sociedade Musical de Guimarães e A Oficina. Conta ainda com os apoios do Município de Guimarães e do programa Europa Criativa.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Jefferson Santos via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.