Esta semana, a Fundação Calouste Gulbenkian assinala a o Dia Internacional dos Museus com a primeira edição da iniciativa “Noites Modernas“, composta de actividades gratuitas, que vão desde espectáculos de música e circo a sessões de poesia, conversas com artistas e até jogos de tabuleiro.

As “Noites Modernas” têm início a 17 de maio, a partir das 17h, com visitas guiadas à Colecção Moderna do museu. Entre as 19h e as 22h30, estão também marcadas várias sessões de uma performance de Novo Circo, pela Companhia Armazém Aério. No mesmo dia, das 19 horas à meia-noite, os DJ Telma e Bill Onair tocam na esplanada da cafetaria; há exibição de vídeos e sessões de poesia.

No dia 18, sábado, o programa de festas continua a partir das 10h  com um espetáculo de circo e uma hora depois acontece um debate para pais e filhos com a encenadora Sofia Cabrita e a cantora Margarida Mestre e, jogos de tabuleiro no átrio da Biblioteca de Arte.

Ao final da tarde, pelas 18h30, será apresentado, na Sala Polivalente, o projeto da artista holandesa Manon de Boer From Nothing to Something to Something Else, que cruza a programação de exposições, a intervenção educativa e o formato workshop, nas áreas artísticas da música e da dança. O filme projetado é a segunda parte de uma trilogia iniciada em 2017, em Inglaterra, que será exposta na Fundação em 2020.

Todas as atividades têm entrada livre ou gratuita, com levantamento de bilhete.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Pedro Pina

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.