Há 26 anos, a 29 de março de 1995, inaugurava-se a ponte entre Salvaterra de Miño e Monção. Simultaneamente, 15 escolas das duas margens realizavam a primeira "Jornada Experimental de Radio Interescolar", com 13 horas de emissão radiofónica, desde a Casa da Cultura e a Rádio Ecos da Raia de Monção. A verdade é que a experiência tornou-se um êxito e dela nasceu a iniciativa educativa "Ponte... nas Ondas", que se mantém ativa até aos dias de hoje.

Agora, quando se completa o 26º aniversário do nascimento da experiência, "Ponte…nas ondas!" está proposta, por Portugal e Espanha, como candidata a ser inscrita no Registo das Melhores Práticas com o Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Desde aquela “experiência” radiofónica, que vinha a estabelecer a necessária comunicação entre as duas margens, a experiência de "Ponte…nas ondas!" foi-se ampliando mantendo a continuidade no tempo e dando espaço a diversas atividades que sempre tiveram como objetivo principal fomentar a comunicação entre Galiza e Portugal.

A candidatura, anunciada polo Ministério de Cultura através das redes sociais, foi assinada conjuntamente pelos embaixador português, António Nóvoa, e espanhol, e Juan Andrés Perelló Rodríguez, na instituição da UNESCO.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via facebook "Ponte nas ondas"