fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Handel… lá com essa música!” para as crianças brincarem aos clássicos em Almada

As suites “Música aquática” e “Música para os reais fogos de artifício”, de Handel, são…

Texto de Lusa

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

As suites “Música aquática” e “Música para os reais fogos de artifício”, de Handel, são as obras com que a Companhia de Teatro de Almada (CTA) homenageia o compositor do Barroco tardio, na produção para a infância, a estrear no sábado.

“Handel… lá com essa música!” é o título da peça que, a partir deste sábado, estará em cena na sala de ensaios do Teatro Municipal Joaquim Benite, naquela que é a quinta encenação de Teresa Gafeira para a infância e jovens adolescentes, a partir de obras de compositores da chamada música erudita.

“Brincar com tudo o que é sério” em espetáculos em que “tem de haver disparates pelo meio”, sem os tornar “uma estopada”, são objetivos deste ciclo que Teresa Gafeira tem vindo a realizar a partir de compositores de música clássica, disse a própria, numa entrevista à agência Lusa.

São espetáculos que, embora não sejam “didáticos, diretamente”, visam, segundo a encenadora, pôr crianças e jovens adolescentes em contacto com a “música mais erudita”.

Questionada pela Lusa sobre o motivo por que insiste em pôr em cena estes espetáculos, Teresa Gafeira admite ter um pouco a ver com o facto de ter ouvido muita música clássica, “quando era infante e jovem adolescente”.

“Sobretudo, na adolescência [ouvi] muita, muita, muita música clássica e, mesmo não sendo uma conhecedora profunda -– não sou –-, tenho o ouvido educado para a música”, argumentou, acrescentando ser “muito seletiva” com as suas escolhas.

"Há músicas que não consigo ouvir, ferem-me o ouvido, e outras que adoro ouvir”.

Por isso, e também porque atualmente há muitas produções para crianças, tanto nos desenhos animados, como em alguns canais específicos para os mais novos, que “lhe fazem doer os ouvidos”, a também atriz decidiu pôr em cena espetáculos com música “que só faz bem às crianças ouvirem”.

Além disso, as crianças “adoram”, garantiu, acrescentando que "nunca em qualquer dos espetáculos anteriores elas mostraram uma atitude de rejeição”. “Antes pelo contrário”.

A componente “lúdica”, com uma “certa irreverência”, volta a pautar “Handel… lá com essa música!”, espetáculo onde os atores farão natação sincronizada, numa piscina improvisada, ao som de “Música aquática”, a composição que Handel (1685-1759) fez para um passeio que o rei inglês Jorge I fez ao longo do Tamisa, durante uma noite de Verão.

A simulação de fogo de artifício não falta também neste espetáculo que homenageia ainda a música que, em Londres, acompanhou o espetáculo pirotécnico da cerimónia que festejou a assinatura do Tratado de Paz de Aix-la-Chapelle, com França, que pôs termo à Guerra da Sucessão austríaca (1740-1748), e que o compositor de origem alemã, naturalizado inglês, um dos expoentes da síntese do barroco tardio (e da sua ópera), elaborou por encomenda do rei Jorge II.

“Verdi que te quero Verdi”, “Pastéis de nata para Bach”, “O barbeiro de Sevilha” e “A flauta mágica” são outros espetáculos da CTA, com encenação de Teresa Gafeira, a partir dos clássicos.

Com texto de Rita Taborda Duarte, interpretação de Anabela Ribeiro, Carolina Dominguez, João Farraia e João Maionde, a que se junta a cenografia de Jean-Guy Lecat, “Handel… lá com essa música!” vai estar em cena até 15 de dezembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

Terá récitas aos sábados, às 16:00, e, aos domingos, às 11:00 e às 16:00.

Texto de Lusa
Fotografia de Wendy Wei disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0