fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

“Histórias da Nossa Terra”: «A saudade não tem tempo de acabar»

Em cada episódio deste podcast da Ambigular, um novo tema traz-nos as histórias destes migrantes e refugiados em Portugal, que as partilham na primeira pessoa. Neste episódio, a saudade é a protagonista.

Imagem da cortesia da Ambigular

Um aeroporto na Colômbia, um bairro em Damasco, uma praia na Bahia, e a família, a comida e a terra, na Eritreia. Neste Dia Mundial dos Refugiados, que se assinala esta segunda-feira, lançamos o primeiro episódio da nova parceria entre o Gerador e a Ambigular, onde Hamza, Luciana, Siraj e Carlos partilham histórias das suas vidas.

Em “Histórias da Nossa Terra”, quatro pessoas migrantes e refugiadas em Portugal, oriundas de diferentes países – Brasil, Eritreia, Síria e Colômbia, partilham 20 histórias, escolhidas e narradas pelas próprias. O projeto divide-se em cinco episódios temáticos: saudade, trabalho, crença, educação, liberdade. Ao longo de cada um, os participantes partilham as histórias que os temas lhes sugerem.

Ouve o primeiro episódio, aqui:

Este podcast é o resultado de um programa de storytelling da Ambigular – uma plataforma que partilha histórias do ponto de vista de quem as vive, com o objetivo de cocriar uma representação mais justa, e desconstruir e combater preconceitos. Este é um projeto implementado em parceria com o JRS-Portugal – uma organização internacional católica com a missão de acompanhar, servir e defender os migrantes e refugiados, através da prestação de apoio social, psicológico, médico,  jurídico e apoio à integração de um modo geral.

O Gerador aliou-se à iniciativa – lançada a propósito da Refugee Week, que se assinala de 20 a 26 de junho – e vai publicar todos os episódios no site, sendo que o primeiro coincide com a data de lançamento. Nos dias 27 de junho, 4, 11 e 18 de julho são publicados os restantes.  

Também esta segunda-feira, 20 de junho, o projeto “Histórias da Nossa Terra” é apresentado na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa. O evento contará com a presença dos quatro participantes.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap