Como fazer a curadoria de uma exposição? Qual é exactamente o papel do curador? Qual a relação do curador com o artista e a galeria ou museu? Estes são alguns dos temas que serão abordados hoje, dia 20 de Junho, numa conversa na Central Gerador dedicada a perceber, exactamente, como se faz a curadoria de uma exposição de arte.

Para nos ajudar a chegar a conclusões, o Gerador desafiou três jovens curadores, a Carolina Trigueiros, a Marta Espiridião e o Sérgio Azevedo que estarão hoje na Central Gerador prontos para conversar e responder a perguntas do público. A moderação é entregue a um jornalista do Gerador.

A Carolina Trigueiros, entre outros projectos, foi curadora para as artes visuais do Festival Exquisito em Lisboa e de exposições como “I will take the risk” com 29 artistas portugueses, “Vazamento” e “Leite Ruim”, de Jean-François Krebs e a performance e exposição ONE SHOT de Carolina Pimenta na Rua das Gaivotas 6.

Marta Espiridião é curadora independente e responsável por projectos como “cool ain’t cool anymore” ou o Anexo, um programa de exposições anexas a outras exposições. Em 2018 foi curadora da exposição Acção Doméstico-Feminista ou Estudos sobre Cerâmica Portuguesa, de Rita GT e de Unfriend//Unfollow, uma exposição colectiva na Rua das Gaivotas 6 na Rua das Gaivotas 6, em Lisboa.

Sérgio Azevedo trabalha desde 2013 nas áreas da curadoria, serviço educativo e produção. Começou o seu percurso com a fundação da Associação Plano Difusor e com a criação dos ateliers de artistas Casa da Praia, onde foi artista e curador residente. Mais recentemente, foi director artístico da exposição de arte vídeo ALTERNATE WORLDS e curador e produtor do programa de arte e debate na cidade CRITICAL CITIES.

Até 30 de Junho celebramos os 5 anos do Gerador com uma programação especial na Central Gerador, de quinta a domingo. O Café Central, a cafeteira da Central Gerador, está ainda aberta de quarta a domingo, sempre das 12h às 24h, com petiscos e bebidas que elogiam a gastronomia portuguesa. A entrada para todas as iniciativas, incluindo a conversa de hoje, é livre.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).