As bancas do Mercado das Torcatas, em Almada, recebem hoje, dia 24 de novembro a partir das 16h, um conjunto de iniciativas culturais dedicadas a toda a família, com teatro, workshops para quem gosta de criar com as mãos e, ainda, um showcooking de comida vegan. Tudo de entrada livre.

A tarde começa às 16h com o espetáculo Os 4 Gigantes – Hora do Conto, uma viagem sensorial para pais e filhos, da autoria de Eva Barros, que quer dar a conhecer quatro dos grandes gigantes da natureza. A Carolina e o seu amigo urso, personagens deste espetáculo, vão desvendar todos os segredos que o mapa tem para lhes revelar, numa atividade que termina com a construção de um porta-chaves.

A febre dos makers, quem gosta de criar com as mãos, já chegou às bancas do Mercado das Torcatas. Às 17h arrancam dois workshops: um de tecelagem, onde a Andreia Marques vai ensinar as bases da tecelagem manual e outro de ofícios do espetáculo com a Catarina Fernandes, onde vais aprender a dar uma nova vida a objetos do quotidiano, como um garfo, através da construção de uma maqueta. Os workshops são limitados a 12 pessoas, por ordem de chegada.

Para terminar o dia com o estômago aconchegado, a chef Luisa Mafei muda-se para o mercado com um showcooking de comida vegan. Preparar refeições com amor e com produtos que não são de origem animal é possível, mesmo sem fogão ou frigorífico. Neste showcooking, a Luisa vai ensinar a preparar um jantar leve e reconfortante em poucos minutos.

Como chegar ao Mercado das Torcatas?

Morada – Av. do Cristo Rei, 2805-185 Almada

Para quem vem de Lisboa:

– Apanhar o Cacilheiro na Estação do Cais do Sodré até Cacilhas
– Em Cacilhas, apanhar o Metro de Almada em direção a Corroios e sair na paragem “Almada”
– Caminhar 5 minutos até ao Mercado das Torcatas: percorrer a Avenida Dom Nuno Álvares Pereira; virar à esquerda na Rua da Vinha; virar à direita na Rua Dom João de Castro; e, por fim, virar à esquerda na Avenida do Cristo Rei. O mercado estará à direita.

A partir deste mês de Novembro, o Mercado das Torcatas em Almada abre portas com um conjunto de iniciativas criativas que prometem transformar este antigo mercado abastecedor num local de programação regular, aberto ao público. O Gerador é um dos programadores desafiados pela Câmara Municipal de Almada a trazer ideias para este espaço.
Créditos – Fotografia cedida por Eva Barros
gerador-mercado-torcatas-familia