fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Homenagem a João César Monteiro vai do Porto até Setúbal

Os filmes de João César Monteiro vão viajar pelos espaços Medeia, do Porto a Setúbal,…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Os filmes de João César Monteiro vão viajar pelos espaços Medeia, do Porto a Setúbal, durante o mês de Fevereiro. Viva João César Monteiro é um ciclo de cinema que rende homenagem a um dos cineastas portugueses mais queridos pelo público de cinema de autor. 

A Medeia atreve-se a chamar-lhe “um dos realizadores mais fascinantes e geniais de sempre” no evento do ciclo de cinema no Facebook e, para levar os seus filmes ao máximo de portugueses que consegue, estruturou um agendamento que começa no Teatro Municipal do Porto — Rivoli e Campo Alegre, nos dias 5 e 6 de Fevereiro; no Theatro Circo, em Braga, nos dias 11 e 17 de Fevereiro; no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, no dia 18 de Fevereiro; no Cinema Monumental, em Lisboa, nos dias 17, 18, 19 e 20 de Fevereiro; e no Auditório Charlot, em Setúbal, nos dias 21, 22 e 28 de Fevereiro e 1 de Março. 

João César Monteiro foi um cineasta português que deixou marcado o seu contributo na História do Cinema português pela irreverência de cortar com métodos e temáticas tradicionais. Nasceu na Figueira da Foz a 2 de Fevereiro de 1939 e foi em 1963 que com a ajuda de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian conseguiu ir estudar na London School of Film Technique. Foi premiado com o Leão de Prata no Festival de Veneza em 1989, com o filme Recordações da Casa Amarela, e com o Grande Prémio do Júri em 1995, com A Comédia de Deus. Vai e vem foi o seu último filme, estreado em 2003, o ano em que morre em Lisboa. 

O programa completo pode ser consultado aqui

Texto de Carolina Franco
Frame do filme A Comédia de Deus, disponível na Cinemateca Portuguesa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0