O IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia promove a 6.ª edição da Design Doctoral Conference, dedicada ao tema “Transformação”. Entre 22 e 24 de maio, investigadores e oradores reúnem-se no campus da instituição, em Lisboa, para receber designers de renome nacional e internacional.

O encontro acontece no ano em que a instituição de ensino celebra o seu 50º aniversário, criando “a oportunidade de refletir sobre os desafios e as transformações - na investigação do design e na educação - que aconteceram no último meio século”, refere o IADE em comunicado.

Ezio Manzini, Johan Redström e Paulo Teixeira Pinto serão os keynote speakers convidados desta edição. O designer italiano Ezio Manzini irá, no primeiro dia da conferência irá, abordar a transformação contínua que o design vive, expandindo a sua esfera de competência além do design de produtos e artes gráficas. Johan Redström, professor de Design na Universidade de Umea na Suécia, aborda, no dia 23, o tema da “Transformação Digital e o Futuro da Interação”. No último dia da conferência, a 24, o empresário e antigo administrador do BCP Paulo Teixeira Pinto apresenta o primeiro museu de arte digital em Portugal e na Europa, denominado Museu ZERO.

Promovida pela UNIDCOM - Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE - Universidade Europeia e coorganizada pelo programa de doutoramento em Design na mesma instiruição, a conferência reúne estudantes de doutoramentos nacionais e internacionais na área do design, que irão partilhar as suas investigações.

Esta edição conta ainda com uma série de workshops, agendados para o primeiro dia e que funcionam como “uma oportunidade para os participantes transformarem as suas práticas de design, partilhando estratégias e explorando novas ideias com designers experientes, investigadores e doutorandos de todo o mundo”.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de IADE - Universidade Europeia

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.