O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) anunciou que os concursos de apoio ao cinema e audiovisual do ano de 2019 irão abrir no próximo mês de fevereiro e correspondem a um valor de 20 milhões de euros na totalidade.

O ICA informou que a publicação da declaração anual de prioridades está prevista para janeiro. Além disso, a entidade do cinema e audiovisual fez ainda saber, sem especificar datas, que, durante o próximo ano, será erguido um “trabalho de planeamento estratégico para o setor do cinema a médio longo prazo”.

A 31 de dezembro, deixa de estar em vigência o plano estratégico para o cinema e audiovisual de 2014-2018, enquadrado pela nova lei do cinema e audiovisual (de 2012). Este é o documento onde o ICA define as linhas de ação da instituição, e que permite o “fortalecimento do tecido empresarial dos setores cinematográfico e audiovisual”.

O plano estratégico deste meio traça ainda os incentivos à coprodução internacional e acordos bilaterais diretamente envolvidos, e, entre outros aspetos, apresenta estimativas de investimentos, despesas e receitas neste âmbito

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Jakob Owens, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.