fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ico Costa leva Alva, uma história entre a solidão e a empatia, para as salas de cinema

Seja qual for a sala de cinema em que nos sentamos para ver Alva, o…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Seja qual for a sala de cinema em que nos sentamos para ver Alva, o espaço vai parecer sempre pequeno para que lá caiba a respiração de Henrique, cuja intensidade vai moldando a cadência do filme e a posição de quem está do lado de cá, sentado a ouvi-la. Numa manhã que podia ser como todas as outras, Henrique dá início a uma narrativa que vive do e com o silêncio - onde apenas se diz o necessário.

Só o saberemos mais tarde, mas este homem é um dos habitantes de uma aldeia em Oliveira do Hospital que vive isolado, em condições insalubres, numa casa de madeira construída como uma espécie de manta de retalhos por onde facilmente o frio rigoroso do Inverno consegue passar. Vive sozinho e foi afastado das suas filhas por ordem da segurança social. É quando as procura e acaba por cometer um crime pouco ou nada expectável que inicia um processo de fuga aos outros e a si mesmo.

Depois de traçar uma narrativa em imagens entre Maputo e Inhambane, em Nyo Vweta Nafta (2017), Ico Costa situa-se entre Avô e Coja para nos pôr a pensar em empatia. Durante as quase duas horas de filme rodadas em película de 16mm, justapõe texturas da fauna e camadas da vida. Por entre a vegetação, Henrique foge de quem calcula que o procure pelo que fez, enquanto foge de si e do sentimento de culpa que o vai assaltando enquanto continua a sobreviver não muito longe de casa, tendo sempre como referência o rio, que por sinal tem o nome de Alva. Na verdade, Henrique sobrevive desde o primeiro momento – talvez por isso tenha achado que não tinha nada a perder.

O elenco de Alva é composto por não-atores, habitantes das localidades de Avô e Coja

A semelhança com a história de Manuel Palito não é pura coincidência. A história do homem que atacou quatro mulheres da sua família por não aceitar o divórcio com a ex-mulher, e que acabou por se refugiar nas montanhas, serviu de referência a Ico Costa para a construção da história – tal como já tinha acontecido com Miguel Gomes no filme As Mil e Uma Noites.

Numa nota que assina para a imprensa, o realizador contextualiza o lugar em que situa as suas personagens, dizendo que pretendeu “fazer um filme sem a estrutura narrativa em que o público sabe desde o início quem são os heróis e os vilões” e que “no final, não há acusações nem absolvições”. Apontar Henrique Bonacho como vilão seria cair na armadilha que é pensar que a vida se situa entre o bem e o mal, o preto e o branco, o litoral e o interior.

Aliado à sensibilidade estética de Hugo Azevedo, diretor de fotografia do filme, Ico Costa lança em Alva chaves de empatia numa viagem que tem o conforto visual de uma certa familiaridade, que logo identificamos de todas as visitas ou vivências que tenhamos em qualquer aldeia de Portugal, e a desconcertante inquietação da condição humana num momento de fuga.

Alva integrou a Competição Nacional do Indie Lisboa 2019

Quase um ano depois de ter estreado no Festival de Roterdão, Alva tem estadia marcada a partir do próximo dia 16 de janeiro nas salas Cinema City Alvalade (Lisboa), Alma Shopping, Cinema City de Leiria e uma sessão única no Cinema Trindade no dia 22 de janeiro, esta última seguida de uma conversa entre o realizador e Adolfo Lúxuria Cabral.

Os momentos de reflexão estendem-se às restantes cidades, estando marcada para o dia de estreia uma sessão com Ico Costa e a equipa do filme, um debate sobre direção de fotografia com Hugo Azevedo e Acácio de Almeida no dia 17 de janeiro, e uma conversa de Ico com Vasco Câmara, jornalista e editor do Ípsilon, no dia 18 de janeiro.

Alva é uma coprodução da Terratreme, Oublaum, Um Puma e La Belle Affaire Productions, e Ico Costa dedica-a aos habitantes de Oliveira do Hospital afetados pelos incêncios de 2017.

Texto de Carolina Franco
Still de Alva de Ico Costa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0