A cidade de Coimbra vai ser a "Meca" da ilustração durante um fim de semana. O Ilustríssimo - Mercado de Ilustração chega a 24 e 25 de Julho ao jardim do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, onde estarão presentes as três livrarias da cidade que são especializadas em ilustração e banda desenhada (Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto). Além dos livros, o Ilustríssimo terá também a presença de 14 ilustradores, nomeadamente, Amargo, André Caetano, Biakosta, Catarina Vieira, UMBRA edições, Mariqosa, Marco Taylor, Patrícia Furtado, Paulo Monteiro, Pri Ballarin, Raquel Costa aka Little Black Spot, Ricardo Baptista, Susa Monteiro e Teresa Cortez.

Depois de um ano em que os eventos literários em Coimbra foram cancelados ou suspensos, o Ilustríssimo marca o regresso das atividades ligadas aos livros. "Esperamos receber muitas pessoas porque, do estudo que fizemos, havia muita gente interessada em que se realizasse um evento deste género", diz Sofia Correia, da livraria Faz de Conto, que integra a organização.

Fotografia cedida pela livraria Faz de Conto

A iniciativa pretende ser “um mercado e uma mostra onde os visitantes terão contacto próximo com os autores e os livreiros” num ambiente ao ar livre rodeado de natureza. O objetivo é criar sinergias e parcerias entre livrarias e autores, além de dar a conhecer o trabalho dos ilustradores ao público em geral. O evento tem como ponto principal de ligação o livro, motivo pelo qual os curadores privilegiaram artistas publicados.

O Ilustríssimo tem entrada gratuita e decorre entre as 11h e as 20h, ao ar livre. Mais informações disponíveis na página oficial do Mercado Ilustríssimo.

Local: Jardim do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Horário: 24 e 25 de julho
Preço: Entrada livre

Fotografia de destaque via Unplash

Se queres ler mais notas de agenda clica aqui.