Este estudo, realizado em conjunto pelo Gerador, pela Embaixada de Espanha em Portugal e pelo Instituto Cervantes, procura apurar o que pensam os portugueses sobre a cultura espanhola, de maneira a contribuir para a implementação de uma estratégia coerente por parte destas entidades.

Tem como objetivo compreender o estado atual da relação dos portugueses com a cultura espanhola, mas também criar uma ferramenta que possa ir avaliando de que forma esta relação vai evoluindo ao longo dos anos.

Nesse sentido, utilizámos uma metodologia dividida em duas fases: uma mais dedicada ao público em geral, outra mais direcionada a especialistas culturais portugueses. A primeira materializa-se num questionário realizado online, com 48 perguntas e uma amostra representativa da população portuguesa, tendo em consideração os segmentos de género, idade e região, equilibrados de acordo com os dados INE 2019. Através deste questionário, foram analisadas várias dimensões da cultura, desde a mais clássica à mais popular, procurando construir um documento que explicite quais os temas mais relevantes da cultura espanhola para os portugueses. Colocámos questões que foram enquadradas em cinco dimensões diferentes:

O que é que os portugueses sabem sobre a cultura espanhola?

Que tipo de cultura espanhola consumiram no último ano?

Que valores e características atribuem a Espanha e ao povo espanhol?

Que áreas é que gostariam de conhecer melhor?

Quais os pontos de encontro entre as duas culturas?

Após a análise dos resultados desta primeira fase, realizámos focus groups com personalidades da cultura portuguesa que, através da sua experiência, refletiram sobre os resultados do questionário e contribuiram para uma melhor identificação dos pontos críticos de trabalho.

No fim do projeto editámos um Relatório Final que integra as duas fases do estudo, compilando as informações essenciais e mais relevantes. Este relatório, publicado em formato físico, em espanhol e português, identifica eventuais próximos passos em função do que foram as conclusões obtidas em 2021, permitindo criar um sistema de avaliação para o futuro.

Gerado para Embaixada de Espanha e Instituto Cervantes
estudo-espanha-gerador