A 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua está de regresso ao palco de sempre. O espaço público e os equipamentos municipais de Santa Maria da Feira. Assim sendo, durante quatro dias, de 9 a 12 de setembro, a região prepara-se para acolher 338 artistas de sete países – Reino Unido, Portugal, Bélgica, Áustria, Polónia, França e Espanha – que conduzirão o público por mundos mitológicos ou reais durante as 118 horas de conteúdos programáticos.

Assim sendo, a programação soma diferentes projetos artísticos, nacionais e internacionais, com diversas visões e abordagens no contexto dos temas centrais das edições no programa – o mito e a marca. São propostas de teatro de rua e de arte no espaço público que partem do circo contemporâneo, passando pela dança, música, performance e teatro físico, para chegarem à arte digital, urbana e a projetos com enfoque no pilar da sustentabilidade.

Da programação principal faz parte o projeto Hotel Paradiso, uma proposta de circo contemporâneo e teatro físico dos ingleses LIT – Lost in Translation Circus; A Artelier? Teatro de Rua traz ao festival O Nome da Rosa – A Burning Man Honoraria Grant, uma instalação e performance sustentável que propõe ao público uma viagem intemporal aos medos, preconceitos e mitos da sociedade e a Red Wine Cabaret, da companhia espanhola Sidral Brass Brand, que vai contagiar o público através da música, teatro e circo, percorrendo algumas das ruas da cidade, nomeadamente na Urbanização dos Passionistas, Rua Comendador Sá Couto e Avenida Sá Carneiro.

Integram, igualmente, a programação principal, os espetáculos de circo contemporâneo Variações, pelo Instituto Nacional das Artes, e Rasto, pela Companhia Erva Daninha; Sinfonia das Hortas, pela Orquestra Criativa; e Retrato, uma curta-metragem produzido no âmbito do projeto de dança inclusiva LaB inDança.

O Imaginarius Infantil apresenta diferentes espetáculos, workshops e experiências que proporcionam, aos mais novos, outras formas de sentir a realidade e estimulam a sua criatividade. Será Sereia?, um espetáculo de música e storytelling da Baileia, em estreia absoluta; a dança As Bailias da Guerreira Rani – Uma Lenda da Índia, pelas Kajal Ratanji o espetáculo de dança e música A Eurídice e Eu, pela Companhia Terpsichore, e a Oficina de Artes Circenses, pela SALTO Internacional Circus School são as propostas para o público infantil e suas famílias.

Nesta edição, o festival Imaginarius integra na sua programação, numa dimensão de coprodução e criação artística, o Orfeo & Majnun, um projeto transnacional, intercultural, interdisciplinar e inclusivo, inspirado no mito Grego de Orfeo e Eurydice e na história de amor árabe de amor entre Layla e Majnun. Das propostas agendadas, constam Orfeo & Majnun na Floresta, instalação com marionetas para o público infantil, Zelina & Muley: Um Amor Perdido, curta-metragem para o público escolar, e para o público em geral, no auditório do Cineteatro António Lamoso, a Ópera Orfeo & Majnun, cuja interpretação estará a cargo de artistas internacionais a quem se juntarão artistas e comunidade locais numa união de diversas origens e culturas.

Neste seguimento, o Imaginarius vai voltar a promover o contacto entre profissionais do setor das artes de rua, privilegiando o networking entre artistas e programadores. Nesta edição, o Imaginarius PRO disponibiliza a sua plataforma de difusão através do meio digital, numa sessão pitch, agendada para esta manhã de 9 de setembro, no site oficial do evento, aberta a todos os profissionais, mediante inscrição prévia gratuita. No total, são dez os projetos artísticos da programação Imaginarius a apresentar na sessão pitch.

A integrar este vasto programa e porque a gastronomia também é arte, o festival Imaginarius voltou a desafiar a restauração local para uma encruzilhada de sabores, privilegiando menus que tenham por base produtos endógenos e sazonais, e revelem criatividade na confeção e empratamento. Adega Monhé, Lago, Taberna do Xisto e Terra Mãe são os quatro embaixadores da gastronomia criativa, urbana e de autor pensada especificamente para o festival, durante os quatro dias.

Descobre a programação na íntegra aqui.

Realce-se que todos os espetáculos têm entrada gratuita, lotação limitada e inscrição obrigatória. Podes aceder aqui ao preenchimento de formulário próprio.

Os espetáculos que integram o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua cumprem com as recomendações de saúde e segurança da DGS.

Texto de Isabel Marques
Fotografias da cortesia da organização