As obras inéditas de Julian Opie vão estar em exposição no Museu Coleção Berardo. Esta é a primeira vez que o trabalho do artista britânico  é apresentado numa exposição individual em Portugal com transmissão online em direto.

Desta vez, o tema central da obra são as próprias pessoas e, também por isso, é possível reparar no tratamento estilizado de vários retratados. Segundo a folha de sala disponibilizada, “é uma mistura de pop art e minimalismo”. É tirado partido de vários materiais na construção deste imaginário entorno das pessoas: “ora estáticas, ora em movimento; ora pintadas, ora esculpidas”. No entanto, também é possível cruzarmo-nos com algumas representações de edifícios e de animais, que tornam a temática mais abrangente. Inspirado na Torre de Belém, Opie desenvolveu ainda uma instalação de grandes dimensões que referencia a arquitetura manuelina.

É possível acompanhar o percurso do artista através de uma visita guiada em live-streaming que vai estar disponível nas redes sociais do museu: Facebook, Instagram e YouTube. Qualquer uma das possibilidades pode ser seguida através dos computador, tablets ou telemóveis a partir das 19h00 de dia 18 de março, quarta-feira. Esta é uma medida de prevenção inserida no âmbito das recomendações emitidas pela Direção-Geral de Saúde para controlar a propagação do surto de COVID-19.

A exposição fica patente até ao dia 30 de agosto e, em princípio, pode ser ser visitada a partir de 13 de abril. Presentemente, o Museu encontra-se temporariamente encerrado devido ao surto nacional e internacional. Aqui podes ler o comunicado de encerramento do museu.

Texto de Mafalda Lalanda
Imagem via Museu Coleção Berardo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.