Ano cinco para o Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, IndieJúnior Allianz, que, entre 26 e 31 de janeiro, estará de regresso à Invicta.

Uma edição que cabe na palma da mão e que foi desenhada à medida dos novos ritmos da cidade com atividades que, a partir da sétima-arte, voltam a criar espaço para aprender, imaginar e sonhar. Entre as novidades da edição 2021 do festival a criação de uma programação online para as escolas que permite assegurar a continuidade do trabalho que o evento tem vindo a realizar junto do público mais novo.

Através de uma plataforma online, os professores e responsáveis das entidades de ensino poderão organizar sessões de cinema nas salas de aulas, adequadas às faixas etárias dos seus alunos. A edição digital serve de complemento às sessões em sala que se manterão como espaço primordial para a fruição de cinema.  

O IndieJúnior Allianz 2021 voltará também a incorporar espaços de programação dedicados às famílias, desenhando um calendário de sessões alinhadas com os interesses e linguagens de diferentes faixas etárias. A terem lugar, primordialmente, aos fins de tarde e ao fim-de-semana os programas para famílias integrarão sessões de cinema, um cine-concerto a fazer lembrar a pista de dança e o já tradicional Cinema de Colo, espaço para crianças com menos de três anos que, em 2021, conta com uma nova cenografia em linha com as regras que agora se aplicam ao sector das artes.

Continuidade ainda ao programa O Meu Primeiro Filme, que desafia figuras públicas a escolherem um dos filmes que tenha marcado o seu crescimento. Em 2021 regressamos a O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton, escolha de Manuela Azevedo, vocalista do Clã. A sessão está agendada para domingo, dia 31 de janeiro, pelas 10h30 na Casa das Artes. As reservas já estão disponíveis aqui.   

Continuidade também para o Eu Programo um Festival de Cinema, que volta a trazer às salas as escolhas de crianças e jovens entre os 6 e 18 anos.

Esta iniciativa conta com a a participação de quatro escolas do Porto (Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, Escola Secundária de Almeida Garrett, Colégio Luso-Francês e Osmope) e é organizada, em parceria, com o Programa Paralelo do Rivoli e com o apoio do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e da e Escola Profissional do Centro Juvenil da Campanhã.  

Mais detalhes sobre a programação de filmes do IndieJúnior Allianz serão revelados em breve. Todas as informações em www.indiejunior.com.  

A 5ª edição do IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto decorre no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes (em colaboração com o Cineclube do Porto), na Reitoria da Universidade do Porto (Casa Comum) e no Maus Hábitos.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Unsplash