A pensar nos mais novos, o IndieJúnior Lisboa, uma das secções do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, volta a estar em destaque na programação cultural dos próximos meses.

Este ano, as sessões do IndieJúnior irão ser realizadas em diversos espaços da capital portuguesa, designadamente entre a Biblioteca Municipal Galveias, a Culturgest, e o Cinema São Jorge, com muitos filmes e dias cheios de propostas maravilhosas.

Na programação do IndieJúnior 2019, destaque para o Mundo Animado – Cine-concerto com a Casa da Música que decorre a 4 de maio, pelas 16h no Grande Auditório da Culturgest. Nesta sessão, três músicos residentes do Serviço Educativo da Casa da Música – António Serginho, Óscar Rodrigues e Pedro Cardoso (Peixe) – dão música a dois filmes de Charlie Chaplin e Buster Keaton ao vivo e em cima do palco.

Para além deste momento, destaque para o evento “A Polónia é uma Animação!”, onde serão exibidas várias curtas metragens de animação realizadas na Polónia dos anos 60, que decorre a 5 de maio, no Grande Auditório da Culturgest e a 12 de maio, no Cinema Ideal.

Mas nem só de sessões de cinema se faz o IndieJúnior. Neste sentido estão também agendadas várias atividades e oficinas únicas para apelar pela criatividade do público mais jovem. No dia 11 de maio, pelas 16h no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, acontece um “Piquenique na Relva!” onde crianças, jovens e famílias poderão passar uma tarde a brincar, ouvir música e realizar muitas atividades relacionadas com a programação do IndieJúnior.

Esta tarde inclui oficinas de modelagem de barro (orientada pelos alunos de cerâmica da Escola Artística António Arroio), oficinas de criação de papagaios de papel (orientada pela Casa Nic e Inês), um espaço de leitura e música ao vivo com o Astrus Duo, composto pelo saxofonista Manuel Teles e pelo percussionista Paulo Amendoeira (Orquestra Metropolitana de Lisboa).

Em “Caras e caretas!”, que decorre a  4 e 12 de maio na sala de oficinas do Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, pais e filhos com mais de 3 anos podem fazer um livro muito especial (mais parecido com um brinquedo) que vai dar vida a personagens que não param de fazer caretas estranhas. No mesmo local, decorre ainda o evento “PLIM! Fez-se um filme”, a 5 e 12 de maio, em que será criado um mini filme de animação a partir de um livrinho com 4 imagens.

Por sua vez no cinema São Jorge, terá lugar a 5 de maio as oficinas “Som, vamos ao cinema?”,  indicado a crianças  dos 6 aos 10 anos e, “Levar o som ao cinema”, para crianças dos 10 aos 15 anos. Também no São Jorge, a 11 de maio decorre ainda o momento “Sair da caixa!”, onde pais e filhos com mais de 8 anos são convidados a explorar a teatralidade dos seus movimentos e dos seus corpos para explorar novas formas de expressão que nunca antes experimentaram.

Por fim, a Biblioteca Indie está de volta, a 12 de maio no Cinema Ideal, e será mais uma vez o local ideal para famílias e crianças com mais de 5 anos lerem histórias, desenharem personagens e criarem livros.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Lloyd Dirks disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.