Entre os dias 2 e 12 de Maio, está de regresso à capital o festival IndieLisboa para mais uma edição que, tal como habitualmente, ocupará o Cinema São Jorge, a Culturgest e o Cinema Ideal com uma programação que integrará mais de 200 filmes de produção recente.

A 16ª edição do festival arranca este ano com a antestreia nacional do novo filme de Korine, realizador de Spring BreakersThe Beach Bum – A Vida numa Boa, com Matthew McConaughey no papel principal. O festival encerra depois com Synonymes, Urso de Ouro em Berlim, de Nadav Lapid, que conta a história de um jovem israelita que rejeita o seu país e a sua língua, para viver em Paris.

Pelo meio, o IndieLisboa apresenta o novo filme do britânico Mike Leigh, Peterloo, em exibição na secção Silvestre. I Was at Home But, de Angela Schanelec, vencedor do Urso de Prata em Berlim, e Three Faces, de Jafar Panahi (realizador em prisão domiciliária por acusação de propaganda anti-regime), são outros dos filmes que marcam presença na programação deste ano.

Na secção Herói Independente, a 16ª edição do festival homenageia este ano Anna Karina, musa da Nouvelle Vague, que irá marcar presença em Lisboa durante a retrospetiva dos seus filmes.

Por outro lado, a mesma secção inclui ainda uma restrospetiva dedicada ao atual cinema brasileiro, com uma série de produções recentes do país irmão distribuídas pela programação do festival (a ser divulgada na íntegra a 2 de Abril), sob o genérico Brasil em Transe. Entre os títulos já confirmados, estão Divino Amor, de Gabriel Mascaro, Querência, de Helvécio Marins Jr., A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, No Coração do Mundo, de Gabriel e Maurílio Martins ou Seus Ossos e Seus Olhos, de Caetano Gotardo.

Já na secção IndieMusic, o festival apresenta uma programação de filmes, onde constam títulos como A Bright Light – Karen and the Process, de Emmanuelle Antilles, Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana, Ela É Uma Música, de Francisca Marvão, ou Miles Davis: Birth of the Cool, de Stanley Nelson.

Tal como em anos precedentes, o IndieLisboa volta a lançar a caderneta especial early bird que dá acesso a 10 bilhetes voucher a preços únicos, já disponíveis para compra na loja da Tickeline e bilheteiras da Culturgest, até ao dia 17 de abril.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Joseph Pearson, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.