Depois de Trás-os-Montes e Campo Maior, o Instameet Arte Pública Fundação EDP chega hoje ao Algarve.

Durante este fim-de-semana, entre os dias 15 e 17 de Março, os 8 instagramers @ana_gil_, @_diogooliveira_, @loperute, @o_pinheirojose, @filipal, @marcomalhado, @teresa_lamas_serra e @vikalek vão descobrir as 20 obras realizadas no âmbito do programa Arte Pública no Barlavento e Sotavento algarvio. Para além das obras concebidas, estão também preparadas duas iniciativas abertas à comunidade.

Neste sábado, dia 16, realiza-se a primeira iniciativa no Pólo Museológico de Alte, às 17h00.

Uma conversa com o tema: Alte como exemplo de cultura e integração.

Alte tem-se vindo a revelar uma referência no que diz respeito à iniciativa artística como meio de desenvolvimento local e aproximação da comunidade.  Os 10 anos de atividade do pólo museológico e o projecto arte pública servem de mote a uma discussão proactiva de como a arte e a cultura podem continuar a ser promovidas.

A segunda iniciativa terá lugar em Barão de São João no município de Lagos, no dia 17, domingo, às 14h30.

Uma conversa com o tema: Um caso único de comunidade e arte.

Em Barão de São João há uma comunidade considerável de estrangeiros, vivem totalmente integrados na freguesia e na comunidade local. Neste encontro irá falar-se um pouco sobre este exemplo em que o rural e o estrangeiro se encontram e vivem em perfeita harmonia, promovendo uma conversa em que a partilha de histórias e memórias evidencia que a diferença apesar de notória não se trata de um obstáculo mas sim de uma mais-valia para a troca de experiências na vida em comunidade.

Em 2019, 44 instagramers vão participar no Instameet que celebra o programa Arte Pública Fundação EDP. A Fundação EDP juntou-se ao Gerador para um total de 11 instameets com 44 instagramers que vão percorrer o país, de norte a sul, ao longo de 2019, para dar a conhecer este programa que começou com 2015.

Acompanha o Instagram Arte Pública e os hashtags #instameetartepublica e #ArtePublicaFundacaoEDP.

O Gerador está a dar uma mãozinha nesta iniciativa.
Créditos – Fotografia de Diana Mendes/Gerador/Fundação EDP