“Inteligência Artificial – Aplicações, Implicações e Especulações” é o nome do ciclo de debates organizado na Culturgest, com conversas marcadas para os dias 17 de abril, 15 de maio e 5 de junho. Com curadoria de Arlindo Oliveira, Ana Paiva, Liliana Coutinho e Mário Figueiredo, o evento reune convidados portugueses e internacionais. 

“Assumindo a importância de conhecer e discutir esta realidade, este ciclo de debates promove o olhar e a reflexão sobre as aplicações atuais da Inteligência Artificial, as suas implicações sociais nas mais variadas dimensões (da saúde à privacidade, à empregabilidade e outras) e a forma como se imagina o futuro neste novo paradigma”, lê-se na descrição do ciclo que se divide em três momentos. Esses três momentos desdobram-se num programa duplo, com um debate que reune vários oradores do meio académico e empresarial às 16h00, e uma grande conferência às 18h30. 

No dia 17 de abril o debate “Aplicações” cruza as vozes de Luísa Coheur, Pedro Bizarro e Milind Tambe, ao qual se segue a conferência “Aplicações (As Boas e as Más)” com Mário Figueiredo. O segundo momento, a 15 de maio, convida Luís Moniz Pereira, Manuel Dias e Virginia Dignum para o debate “Implicações”, que dá o pontapé de saída para a conferência “A Ascensão dos Robôs” com Martin Ford. O terceiro e último dia, 5 de junho, leva ao Grande Auditório Ana Paiva, André Martins e Arlindo Oliveira para o debate “Especulações”, seguido pela última grande conferência, “Inteligência Artificial Humano Compatível” com Stuart Russell.

O ciclo de debates é uma parceria da Culturgest com a Fidelidade e, a nível científico, com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Os consultores científicos são Arlindo Oliveira (IST), Ana Paiva (IST) e Mário Figueiredo (IST). 

A entrada é gratuita, sujeita à lotação do Grande Auditório e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15h00. As conversas são em português e inglês com tradução simultânea, e vão ser partilhadas em Live Streaming. 

Sabe mais sobre este ciclo de debates, aqui.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Culturgest

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.