A primeira edição do Parallel Review Lisboa acontece na capital portuguesa até 16 de dezembro. Esta iniciativa reúne, no Campo de Santa Clara, obras de 23 artistas emergentes ao longo de seis exposições que incluem mais de 50 obras de fotografia contemporânea. Além disso, o evento conta ainda com conversas e workshops na sua programação.

O Parallel Review Lisboa surge integrado no âmbito do primeiro ciclo da Parallel – European Photo Based Plataform. Este projeto europeu decorreu ao longo deste ano e consistiu na realização de exposições internacionais em diversas cidades europeias, que são exibidas pela primeira vez em conjunto na cidade lisboeta.

Durante a iniciativa, será atribuído o prémio Prémio Parallel, que pretende distinguir a exposição mais inovadora deste primeiro ciclo da Parallel, a par com os respetivos artistas e curadores.

A organização do evento em solo português está a cargo da associação Procur.arte. A iniciativa, que está prevista para acontecer pelo menos durante mais três anos, decorre no Polo Cultural de São Vicente, no Mercado de Santa Clara e no Palácio Sinel de Cordes, espaço da Trienal de Arquitetura de Lisboa.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Brigitta Schneiter, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.