A nova Revista Gerador chegou finalmente às bancas!

Nesta edição, fomos investigar se “Há uma revolução no jazz em Portugal?”. Através de uma grande reportagem de investigação jornalística, procurámos traçar a linha cronológica do jazz em Portugal. Para tal, viajámos pelo país e conhecemos músicos que nos falaram do ensino do jazz, de jam sessions, do que significa ser músico de jazz e, até, da presença (ou ausência) da mulher no jazz.

Ainda nesta revista, convidámos a Sofia Magalhães, ceramista/artista e fundadora do atelier Caulino, e o Bernardo Moreira, mais conhecido como Binau, um dos pioneiros do jazz em Portugal, a nos revelarem os livros, filmes, músicas, artistas e obras visuais que mais os marcaram.

Falámos também com a Vanessa Ribeiro, uma “caçadora de histórias” portuguesa que está a dar que falar lá fora: foi distinguida no Hollywood Women’s Film Institute e recebeu uma menção honrosa da UNESCO. Vanessa já viveu no Brasil e na Jordânia e trabalha como jornalista, realizadora de cinema documental e escritora.

Por último, investigámos a febre dos discos de vinil, um formato cada vez mais de nicho mas que parece resistir à passagem do tempo. Fomos a lojas de vinil e falámos com colecionadores e novos utilizadores para procurar entender a magia deste objeto.

Para leres estes conteúdos e muitos outros, agarra a tua Revista Gerador na nossa loja online, no quiosque mais perto de ti ou na Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar.

Deixamos aqui um gostinho do que podes encontrar nas nossas páginas:

Este slideshow necessita de JavaScript.