fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Já tens a tua Revista Gerador de Maio?

Olhó Gajo é o título da Revista Gerador de Maio, cujo propósito é desmistificar realidades daqueles que…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Olhó Gajo é o título da Revista Gerador de Maio, cujo propósito é desmistificar realidades daqueles que são muitas vezes vistos como os "outros". Se ainda não tens a tua, fica aqui um cheirinho das viagens que andas a perder pela cultura portuguesa :-)

Antes de mais, o belo do design ficou a cargo da Catarina Gaspar, da Inês Figueiredo, da Mafalda Santos, da Marta Fróis e da Sara Abrantes. Foi fruto de uma parceria entre o Gerador e a ESAD das Caldas da Rainha e lá nasceu, pela mão destas alunas, a proposta que veio arrebatar os nossos corações.

Viajámos por baixo da terra no Metropolitano de Lisboa, com quem festejámos os 70 anos e os primeiros passos artísticos da Carlota Rodrigues, Catarina Munhá, Joana Imaginário, Marta Ferreira e Maria Imaginário. Fomos até Moura celebrar com a comunidade de ciganos que nos recebeu, e até Minde, conhecer aqueles que falam o mindrico, que é a língua desta terra. Passámos também na vila de Belmonte, para ouvir as histórias da maior comunidade judaica de Portugal, e, algumas páginas à frente, ficámos a saber como foi chegar a Portugal, pelas palavras do iraniano Davoud Ghorbanzadeh.

No Café Central, a ponto Cristina Vidal e o projecionista Maximino Santos mostraram-nos que na cultura também há minorias e falaram-nos daquele que pensam ser o fim das suas profissões. Vivemos ainda sete aventuras diferentes sobre a diferença, ao longo das páginas de BD do Diogo Seabra. No meio disto tudo, ainda conseguimos dar um pulinho a Macau e a Londres com as nossas autoridades locais, que quiseram que ficássemos a conhecer aquilo que se faz lá longe e ainda assim é um bocadinho nosso.

Agora que já não falta muito para a chegada do próximo número, é a altura perfeita para pores a leitura em dia antes que fiques para trás. Pede aqui a tua Revista Gerador de Maio e lê tudo isto e muito mais :-)

Fotografia de Inês Costa Monteiro

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0