O Jardins Efémeros lança 3 chamadas de artistas com o objetivo de selecionar 12 obras nas categorias de som, artes visuais, arquitetura e design. O programa atribui um prémio artístico de 800 euros a cada artista. Candidaturas abertas até ao dia 26 de maio.
Falar do Jardins Efémeros é cruzar espaços icónicos da cidade de Viseu com experimentação artística. A plataforma cultural apresenta uma forte componente experimental, com o objetivo de potenciar a relação entre artistas, curadores, investigadores, universidades, associações culturais, sociais, de comércio, turísticas, empresas, museus, escolas, município, residentes e visitantes. Este ano, o projeto celebra a sua décima edição, de 8 a 16 de julho, sob o tema "A incerteza", convidando artistas oriundos de várias latitudes: México, USA, Finlândia, Japão, Reino Unido, Alemanha, Polónia e, claro, Portugal.
"Decorrente da nossa visão e missão, precisamos e queremos ser surpreendidos com o desconhecido, onde a incerteza é a constante; o momentum", pode ler-se em nota enviada à imprensa. Por isso, e para concluir o programa, o Jardins Efémeros convida a comunidade artística nacional e internacional a propor obras sonoras, de artes visuais, de arquitetura ou de design, em 3 diferentes chamadas artísticas.
A primeira chamada é nas categorias de Artes Visuais, Arquitetura e Design, sendo selecionados quatro projetos. A segunda chamada é para artistas na área do som e serão também selecionados 4 projetos. As candidaturas a nível nacional e do distrito de Viseu serão majoradas e e 10%, respetivamente. A terceira chamada é para o EDEN X, uma plataforma online de discussão e deliberação, que ensaia um modelo social de organização não hierárquica e descentralizada da natureza, em que os elementos naturais são auto-governados por comunidades mais-que-humanas e conta com a contribuição de escritores, artistas, cientistas, jardineiros, inteligências artificiais, plantas, cidadãos e outros. Para este projeto de Mariana Pestana, Joana Pestana e Kevin Gallager serão escolhidos 10 elementos, sendo que o grupo e estrutura de organização determinarão o futuro de um jardim hipotético.
Qualquer dos projetos selecionados para integrarem o programa terão um fee artístico de 800 euros. As candidaturas decorrem até ao dia 26 de maio. Mais informações, aqui.