A artista plástica Joana Vasconcelos irá expor no próximo ano no Museu de Serralves, no Porto. A cidade invicta será, assim, a próxima a suceder a Bilbau, onde a artista portuguesa realizou, nos últimos meses, a sua mostra individual I’m Your Mirror, que encerrou ao público domingo passado no Museu Guggenheim, localizado nesta cidade espanhola.

A exposição de Joana Vasconcelos no museu de Bilbau foi inaugurada em junho e recebeu mais de 640 mil visitantes até ao seu encerramento, no dia 11, com um concerto da fadista Gisela João.

A artista plástica torna-se, assim, na primeira portuguesa a possuir uma exposição individual no Guggenheim, onde apresentou obras representativas das suas duas décadas de carreira neste meio.

Quanto ao conteúdo da exposição de Joana Vasconcelos a ocorrer em solo nacional no próximo ano, não há ainda informações oficiais. Os pormenores sobre o evento chegarão a público no mês de janeiro, quando o Museu de Serralves apresentar a sua programação para a temporada que aí vem.

Sabe-se, contudo, que, após terminar a exposição no seu país, o Kunsthal Rotterdam, na Holanda, será o próximo espaço a acolher o trabalho de Joana Vasconcelos, no verão do próximo ano.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Frederico Castro, disponível via Flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.