fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

João Laia nomeado curador-chefe do Museu de Arte Contemporânea Kiasma

João Laia foi recentemente anunciado como o próximo curador-chefe do Museu de Arte Contemporânea Kiasma,…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

João Laia foi recentemente anunciado como o próximo curador-chefe do Museu de Arte Contemporânea Kiasma, em Helsínquia. A desempenhar funções desde o dia 3 de junho, o curador português sucede Marja Sakari, juntando-se ao diretor do museu, Leevi Haapala, na programação. 

Até há apenas um mês, João Laia era um nome que rapidamente se associava à ARCOlisboa. Responsável pela secção Opening, destinada a jovens galerias, parte agora para Helsínquia após ter sido selecionado num concurso internacional lançado em Dezembro. 

Num texto disponível no e-flux, o diretor do Kiasma refere-se a João Laia como “um curador de exposições temáticas, de filmes e de artes performativas com uma importante rede de contactos” e “um visionário”. No mesmo site, Laia diz que está “muito entusiasmado” para se juntar “ao Kiasma como curador-chefe de exposições temporárias” e que mal pode esperar “por apresentar trabalho desafiante, experimental e poético”.

Em Portugal mas também lá fora, as exposições com curadoria assinada por si foram passando por instituições e espaços independentes, de Lisboa a Londres, Estocolmo a Moscovo. O contacto com os públicos — que podem ser mais ou menos especializados — foi também sendo alimentado através de artigos em publicações como a Frieze e a Mousse, com contribuições destacadas no texto de  Leevi Haapala para o e-flux.

Com um caminho feito entre a arte contemporânea e o cinema, João Laia estudou cinema no King’s College, em Londres, e Curadoria Cinematográfica no London Consortium. Entre 2012 e 2013 integrou o CuratorLab, em Estocolmo, seguindo-se uma residência artística na Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, em Turim. 

Encontra-se patente até 1 de setembro a exposição que inaugurou recentemente com a sua curadoria — “Ponto de Fuga” — na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria, a partir de obras da coleção António Cachola. Podes saber mais informações sobre esta exposição, aqui.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Discovering Finland disponível via Flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0