Depois de um ano marcado pela pandemia covid-19, as Jornadas Europeias do Património (JEP) estão de regresso com propostas presenciais e online, por todo o país, até 3 de outubro. Sob os valores da diversidade e da inclusão o evento vai promover 900 atividades, em 150 concelhos de Portugal, na maioria gratuitas.

Através destes temas, o evento pretende reunir os portugueses à volta do seu património e da cultura. Assim sendo, no que toca à programação, estão previstas 320 visitas guiadas e livres, 40 espetáculos, 100 exposições, 80 workshops e 50 conferências, em museus, monumentos, palácios e outros espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, numa iniciativa europeia que em Portugal é coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural.

Podes consultar a programação na íntegra aqui.

As JEP são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural.

Texto de Isabel Marques e Lusa
Fotografia disponível via Pexels