Dois grupos de jovens voluntários internacionais, de sete países, vão estar em Lousada a ajudar nos preparativos do "Lousada Art’s Music Festival", evento de artes criativas que decorre nas próximas semanas.

Cristina Moreira, vereadora na autarquia local, disse recentemente à Lusa que os jovens virão do México, Rússia, Sérvia, Hungria, Alemanha, Finlândia e França e estarão empenhados nas inúmeras atividades do evento, divididos em dois grupos.

Os voluntários ficarão alojados no complexo desportivo e, além de participarem nas atividades de preparação do festival, também conhecerão o concelho e alguns pontos mais turísticos do Norte do país, incluindo uma ida às festividades do São João, no Porto.

A vereadora explicou que, no contexto de projetos europeus, os voluntários trabalharão lado a lado com as pessoas que estão a preparar o festival, incluindo jovens voluntários locais, para além dos serviços logísticos da câmara.

O "Lousada Art’s Music Festival" vai realizar-se ao longo deste mês de junho, com atividades gratuitas em todos os fins de semana, e terá o seu epílogo entre os dias 28 e 30, com o conhecido "Festival Vila".

Cristina Moreira assinalou que está a ser preparado um conjunto diversificado de momentos artísticos, dirigidos a diferentes públicos, tendo como pano de fundo a importância de promover a criatividade na população, em especial nos mais jovens. Além disso, também se pretende que a grande animação na vila ajude a dinamizar a economia local.

Uma das novidades deste ano é o "Vila Jazz", de 20 a 22 de junho, em articulação com a Associação de Cultural de Lousada e a associação juvenil "LSD Boockings".

Nos vários dias, haverá 'workshops' de curta duração para músicos ou estudantes de bateria, saxofone, piano e contrabaixo. As noites serão preenchidas com concertos de jazz nos bares da vila. O evento dirigido ao jazz terminará no dia 22, com um concerto da banda Mário Barreto Quarteto.

A segunda novidade deste ano é o "Prozis Challenge", nos dias 22 e 23 de junho, atividade física que convida os participantes a transpor vários obstáculos insufláveis de grande dimensão colocados na Avenida do Senhor dos Aflitos.

Momentos de arte urbana, encontro de tunas académicas, uma noite com animação em simultâneo nos bares de Lousada e diversões infantis são outras atividades agendadas para o mês de junho.

O programa terminará com o "Festival Vila", de 28 a 30, que tem como destaques musicais David Carreira, Blaya, e Mastiksoul, entre outras propostas para vários públicos.

Texto de Lusa
Fotografia de Sebastian Ervi via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.