Em resposta às dificuldades vividas na área das artes visuais, na sequência da pandemia COVID-19, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), com quem o Gerador tem colaborado no âmbito do programa digital EP COLAB 2020, apresenta no dia 16 de dezembro aqui a exposição La Gran Conspiración.

La Gran Conspiración é uma exposição virtual que reúne trabalhos dos artistas Clara Montoya, Agnès Pe, Marc Vives, Paco Chanivet e Francesc Ruiz, criados especificamente para o meio virtual. Os curadores Manuela Pedrón Nicolau e Jaime González Cela refletiram, neste projeto, sobre o contato à distância e os formatos contemporâneos de conhecimento, considerando sobretudo as telecomunicações.

As cinco obras apresentadas foram criadas em 2020 para serem vistas através de um dispositivo digital, a partir de qualquer espaço com internet. A partir de diferentes abordagens e estratégias, esta exposição permite dar visibilidade e experimentar mecanismos ocultos da Internet que, na sua saturação e desmaterialização, se tornam invisíveis para nós.

O espaço virtual onde está instalada a exposição, desenhado pela HYPER STUDIO, não responde aos códigos e estruturas mais comuns dos sites comerciais, mas também não reproduz as condições do espaço físico expositivo. É um espaço em mutação, que varia a cada visita, em função do local e do horário de acesso.

A coordenação do projeto está nas mãos da Real Academia de Espanha em Roma com a colaboração das Seções Culturais das Embaixadas da Espanha em Bruxelas, Lisboa, Londres e Washington e o Centro Cultural de Espanha em Montevidéu, como espaço de experimentação de práticas artísticas a distância. Esta exposição faz parte do #ProgramaVENTANA, um programa de conteúdos digitais promovido pela AECID

gran-conspiracion-exposicao-gerador