O Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen decorre no dia 3 de Outubro, a partir das 9h30, no Centro Cultural de Lagos, sob o título “Lagos onde reinventei o mundo”, e traz à cidade algarvia vários estudiosos, nacionais e estrangeiros, da obra da poeta portuguesa.

O programa apresenta quatro mesas-redondas, a decorrer ao longo do dia, com uma pausa para almoço, e dedica-se a abordar a presença do mar, os contos para crianças e a poesia, o diálogo com os poetas do sul e a presença do sagrado na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A mesa de abertura terá lugar às 9h30, hora em que se dará início ao colóquio, e contará com a presença de Hugo Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Lagos), Paulo Águas (Reitor da Universidade do Algarve), Fernando Cabral Martins (da comissão organizadora do colóquio) e Guilherme d’Oliveira Martins (da comissão organizadora do colóquio). A primeira mesa redonda tem início marcado para as 10h e terá como oradores António Branco (coordenador da mesa), Cláudia Trognoni, Maria Inês Castro e Silva e Joana Matos Frias, sob o tema “A presença do mar”. Após uma breve pausa para café, o colóquio seguirá com a segunda mesa redonda, a começar às 11h50, sob o tema “Os contos para crianças e poesia”, com a presença de Carlos Mendes de Sousa (coordenador da mesa), Alva Martínez Teixeiro e João Minhoto Marques.

Na parte da tarde, após uma pausa para almoço, a terceira mesa redonda reúne, a partir das 15h, Nuno Júdice (coordenador da mesa), Fátima Freitas Morna, Fernando Cabral Martins e Gastão Cruz, sob o tema “Os poetas do Sul”. A quarta e última mesa redonda terá início às 16h50, após uma pausa para café, e junta, sob o título “Poesia e Sagrado”, os oradores Federico Bertolazzi (coordenador da mesa), José Pedro Serra, Luís Miguel Cintra, Maria Andresen Sousa Tavares e Pedro Mexia. A cerimónia de encerramento começará de seguida, às 18h15, com Maria Andresen Sousa Tavares, filha da poeta e membro da Comissão Coordenadora do Centenário.

Podes consultar aqui o programa do colóquio e saber mais acerca dos oradores.
Aqui podes saber mais sobre o Centenário de Sophia.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Eduardo Gagueiro

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.