Termina hoje, 31 de março, a chamada aberta (Open Call) para uma residência artística promovida pela Leirena Teatro, companhia de teatro de Leiria, dirigida a artistas nacionais e internacionais, individuais ou colectivos. A residência decorrerá entre 10 de maio e 19 de junho, e o resultado será apresentado no dia 20 de junho no NOVOS VENTOS - Festival de Teatro Comunitário.

A área principal que a residência artística contempla é a performance - teatro tendo, por isso, em vista a criação de uma peça de teatro e/ou multidisciplinar, através da experimentação e da contemporaneidade numa relação com a comunidade. A bolsa contempla um valor de apoio à criação de 1000€ e será gerida pelo artista e/ou estrutura artística responsável pela candidatura, sendo necessária a emissão de um recibo com o valor total da bolsa ao Leirena Teatro. Esta bolsa contempla ainda alojamento e um apoio de 200€ para a alimentação dos artistas. 

Os vencedores da bolsa terão acesso a uma sala de ensaios, mas devem levar materiais pessoais que necessitem para a concretização do trabalho. O Leirena Teatro apoiará com material técnico a apresentação final, bem como a comunicação da mesma. 

A elegibilidade das candidaturas pode ser consultada no respetivo regulamento, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.