Leiria foi nomeada Cidade Europeia do Desporto para 2022, segundo o anúncio do Presidente da Federação Europeia de Capitais e Cidades do Desporto (ACES), Gian Lupattelli. No início do mês de maio, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, a candidatura de Leiria foi elogiada como exemplo de qualidade, diversidade e inclusão do desporto na vida da cidade e de todos os praticantes,

Sob o mote “Leiria é de todos e para todos”, a candidatura envolveu o Secretário de Estado do Desporto e o Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude. O vereador do Desporto do Município de Leiria, Carlos Palheira, afirma que o prémio é reflexo de “uma cidade que se envolve, não só no desporto formal, como informal, pela forma como adere a todas as manifestações desportivas que são organizadas”.

Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez foi um dos apoiantes da candidatura

Assumido como um desafio futuro a ser preparado ao longo dos próximos anos, Leiria tem cerca de 57% de população ativa, com mais de 200 atletas campeões nacionais e um forte associativismo desportivo. “Cerca de 180 clubes, dos quais 70 de atividade física federada”, acrescenta Carlos Palheira. A Capital Europeia do Desporto 2022 pretende planear eventos desportivos internacionais, nacionais e regionais, contando com o auxilio de todos na fomentação do associativismo e do trabalho coletivo.

A importância da criação de uma cidade mais ativa e dinâmica, como forma de melhorar a saúde da população, levou a integrar nesta candidatura vencedora a questão da inclusão e agregação de todos os desportos e de todos os tipos de praticantes. “Viram a inclusão, crianças a andar de bicicleta com os pais, ao mesmo tempo que havia demonstração de desporto formal. Há lugar para todos. Todos devem ter uma atividade física que seja promotora da saúde”, destaca o vereador.

Ao longo do processo de candidatura contou com diversos clubes e associações de desporto, como a Ginástica do Ateneu Desportivo de Leiria, o  Grupo Recreativo Amigos da Paz, o Grupo de Capoeira Ginga Camará, o  Motor Clube - Monte Redondo, o Clube de Judo Dragão, o Clube Badminton de Leiria, entre muitos outros, percorrendo diversas áreas e práticas, da dança ao futebol, do judo à capoeira, do futebol ao badminton.

Texto de Ana Mendes e Lusa
Fotografia de Visite Leiria