fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Lembranças das avós protagonizam curta-metragem comunitária “Memórias do Futuro”

Produzida pela Associação Cultural A Caravana, “Memórias do Futuro” é uma curta-metragem de ficção documental cocriada com a comunidade sénior feminina a partir de correspondências. Estreia-se em Lisboa, às 18h do dia 27 de maio, no espaço da Voz do Operário.

O guião é uma extensão de outra produção da associação, o espetáculo “Para Vós — um solo coral sobre o local onde vivem as memórias”, que reunia como elenco um grupo de séniores locais das cidades pelas quais passavam. Durante a pausa imposta pela pandemia, a equipa passou a trocar cartas com as mulheres participantes, as avós, para seguir com o exercício de conexão com as histórias do passado.

A partir das memórias que se foram levantando, iniciou-se o processo criativo comunitário da curta, através de residências artísticas e encontros virtuais. O resultado, como refere A Caravana em comunicado, é um trabalho de cruzamento disciplinar que conjuga “o teatro documental, a produção audiovisual e a arte pública”.

A atriz e argumentista Cláudia Andrade coordenou cerca de 90 pessoas para estruturar a narrativa que pretende refletir a territorialidade afetiva. “Procurámos estabelecer pontes entre as memórias das avós e a cartografia de cada um dos territórios, partindo da temática do envelhecimento feminino”, explica em nota.

As 66 mulheres que subiram aos palcos estão agora representadas por Ana Paula Miranda, Maria de Fátima Santos e Maria de Lurdes Costa, avós integrantes da equipa de dramaturgia. As três embaixadoras, como foram chamadas, participaram em reuniões semanais com Cláudia Andrade e Patrícia Poção, também argumentista, para a produção do guião.

Depois de ser exibido em Santarém, Lagos e Sever do Vouga, cidades das embaixadoras, o projeto poderá ser visto em Lisboa na sexta-feira, 27 de maio. A entrada é livre, mas requer reserva pelo email projecto.para.vos@gmail.com.

Texto de Analú Bailosa
Fotografia de Patrícia Poção
avos-curta-comunitaria-memorias-do-futuro-gerador

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap