A Casa da América Latina e a Fundação José Saramago juntaram-se para organizar um casamento improvável: literatura e futebol. Na próxima terça-feira, dia 22, a Casa da América Latina recebe às 19h00 o escritor brasileiro Sérgio Rodrigues, autor do romance O Drible, e o publicitário Vasco Mendonça, coautor da página Um azar do Kralj.

“Usar as mãos para contar o que se faz com os pés” — o subtítulo do encontro — consiste numa conversa sobre a relação entre a literatura e o futebol, e na leitura de excertos de textos de Nelson Rodrigues, Eduardo Galeano, Martín Caparrós, Juan Villoro e outros autores que escrevem ou já escreveram sobre o tema, pelo jornalista Ricardo Oliveira Duarte. 

Sérgio Rodrigues é um escritor, jornalista, crítico literário brasileiro, e autor do livro O Drible, que conta o drama de uma família, com a história do futebol brasileiro durante cinco décadas como segunda camada. Na altura do Campeonato do Mundo do Brasil, publicou um folhetim em 24 capítulos em Le MondeJules Rimet, meu amor — sobre “o roubo da taça da FIFA conquistada definitivamente pela seleção brasileira em 1970”, citando a biografia disponível no site da Casa da América Latina. 

Vasco Mendonça é o coautor da página do Facebook Um Azar do Kralj, juntamente com Nuno Dias, que passaram a fazer parte da Tribuna Expresso, a secção de futebol do jornal Expresso

A entrada é livre. 

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Álvaro Mendonza via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.