A Bolsa de Apoio ao Teatro, que tem apoiado novas criações por parte de entidades e associações locais, destina-se ao meio associativo e artístico, incluindo projetos amadores e profissionais, num valor total de 75 mil euros. Candidaturas abertas até ao dia 10 de janeiro de 2022.

Loulé tem apostado cada vez mais, na cultura, não só trazendo à região o que acontece lá fora, mas apoiando quem nasce, ou cria raízes, no concelho. A Bolsa de Apoio ao Teatro tem sido um importante instrumento de apoio à criação teatral, tendo permitido aos agrupamentos amadores e profissionais, sediados no concelho, terem um suporte à componente criativa. Por outro lado, este apoio permite a "descentralização das práticas e dinâmicas culturais no concelho de Loulé, dado que implica a apresentação por parte de cada grupo amador de três espetáculos, dois dos quais obrigatoriamente realizados nas freguesias do concelho", pode ler-se no site da câmara municipal de Loulé.

A bolsa - que faz parte do Cineteatro Louletano - tem como objetivo dar a conhecer o que se faz no concelho, lá fora, e a circulação das estruturas teatrais profissionais louletanas, obrigando à realização de duas apresentações noutros concelhos do Algarve que integrem a Rede Azul - Rede de Teatros do Algarve. A bolsa, que atribui aos grupos de teatro amador uma verba de 20.000 mil euros, e aos grupos de teatro profissional uma verba de 55.000 mil euros, pretende ter uma dimensão formativa, "contribuindo para uma maior capacitação e qualificação artística das diversas estruturas concorrentes.

Os candidatos, tanto amadores como profissionais, deverão apresentar as suas propostas até dia 10 de janeiro de 2022, através do email cineteatro.reservas@cm-loule.pt ou por correio para o Cineteatro Louletano, Av. José da Costa Mealha, 8100-501 Loulé.

Mais informações disponíveis, aqui.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Pexels

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.