De 1 a 5 de dezembro o Festival Contrapeso vê a sua primeira edição acontecer em Loulé. Durante cinco dias vão ser apresentados nove espetáculos numa programação que reúne artistas emergentes e artistas consagrados do mundo do teatro, música, dramaturgia e narração oral.

A estrutura artística louletana Mákina de Cena, traz à sua cidade a 1ª edição de um festival dedicado a solos de teatro, música, dramaturgia e narração oral. Entre os dias 1 e 5 de dezembro, o Festival Contrapeso, cuja direção artística é assumida por Carolina Santos e pelo Músico Marco Martins, quer "construir pontes artísticas a nível nacional e cimentar hábitos de consumo cultural off-establishment", através de uma oferta diferenciadora que conta com nomes como a Companhia João Garcia Miguel, Carlos Barretto, Lígia Soares, Mário Delgado, Óscar Marcelino da Graça, Patrícia Amaral (Tixa), Pedro Filipe Mendes e Rita Rodrigues.

O Contrapeso arranca no dia primeiro dia de dezembro, na Casa da Mákina, pelas 18h00, com o Clube de Leitura Teatral de Loulé, orientado por Lígia Soares. No dia seguinte, pelas 19h00, é apresentado "Il Cuoco" (O Cozinheiro), um espetáculo de teatro de Pedro Filipe Mendes, inspirado na commedia dell ́arte e à noite, pelas 21h30, Mário Delgado, um dos guitarristas mais proeminentes da música portuguesa, vai dar um concerto no Auditório do Solar da Música Nova. Nos dias 3 e 4 de dezembro, sempre pelas 19h, na Casa da Mákina, a Companhia João Garcia Miguel apresenta "O Senhor Moedas quer ver o Mundo". O espetáculo parte de uma entrevista ao ex-comissário português na União Europeia, Carlos Moedas - para refletir sobre a Europa.

Ainda no dia 3 e 4, o músico Óscar Marcelino da Graça sobe ao palco do Solar da Música Nova (3 de dezembro), pelas 21h30, para apresentar no piano obras que se imortalizaram como canções em diversos universos musicais, reiventando-as e abrindo espaço à improvisação. Já no dia 4 de dezembro, é a vez do contrabaixista Carlos Barretto, uma referência do jazz nacional, se apresentar no mesmo palco, também pelas 21h30.

No último dia do festival a programação é dedicada aos mais novos. Na Casa do Meio Dia, pelas 15h00, há uma sessão de contos, narrados pela contadora de histórias Patrícia Amaral e à tarde, pelas 17h00, é apresentado "Em busca de um neto" de Rita Rodrigues, um espetáculo sobre um tema sério - a solidão -, mas tratado com muito humor.

As sessões e os concertos têm o custo de 5€, exceto o Clube de Leitura Teatral, no dia 1 de Dezembro, que é de entrada gratuita, assim como as sessões de contos no último dia do festival.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia de Mário Campos Rainha

Se queres ler mais notícias sobre cultura clica aqui.