No dia 26 de novembro, Luísa Sobral presenteia-nos com um novo projeto: o podcast “O Avesso da Canção”. Neste, a autora veste o papel de entrevistadora e leva-nos a conhecer, junto a outros compositores processos de escrita de canções. Para a primeira temporada podemos contar com 12 episódios, em que se partilha uma conversa para os amantes da arte de escrever canções.

 Há algum tempo, a Luísa começou a ouvir podcast`s e rapidamente se tornou num formato pelo qual desenvolveu um particular gosto. Aliada a essa descoberta, veio a experiência enquanto compositora que transportava a curiosidade de saber o que existia por detrás de cada canção, desde os processos criativos às histórias que motivavam a sua composição. É assim que se apresenta “O Avesso da Canção”, uma viagem que traça o caminho percorrido do ímpeto à concretização de uma nova canção.

O que está por trás das canções que gostamos? O que levou o compositor ou o letrista a escrever aquelas palavras que parecem falar de nós? Este podcast pretende ir mais fundo na arte da escrita de canções. Saber o método de criação de cada um dos convidados, o que os inspira, o que os levou até à escrita e várias outras questões que nos vão ajudar a desvendar um pouco dos bastidores desta arte muitas vezes solitária. O primeiro episódio de “O Avesso da Canção” estará disponível a partir de dia 26 de novembro em todas as plataformas digitais e no site da Luísa Sobral. Durante 12 quintas-feiras poderemos ouvir histórias musicais, contadas num ambiente familiar e bem-humorado, com convidados que fazem parte do nosso imaginário musical.

 A imagem do podcast ficou entregue às mãos de Camila Beirão dos Reis, que já tinha colaborado com Luísa nas ilustrações e design do seu último disco de originais, Rosa.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via facebook Luísa Sobral