O Teatro Viriato, em Viseu, vai receber a estreia de “Madalena”, este sábado, dia 29 de fevereiro. A obra é inspirada na figura de Maria Madalena e a estreia conta com a participação de um coro de vozes de Viseu, que também colaboraram no processo criativo.

O espetáculo pretende incidir sobre as diferentes construções do feminino. “Nesta criação, abordamos o tema da morte, tão intimamente ligado à arte justamente como forma de superação, através de um processo colaborativo que tem como material de partida as experiências pessoais de todas as atrizes, que contribuíram para a dramaturgia do espetáculo, e da figura de Maria Madalena”, disse Sara de Castro, diretora artística, em comunicado.

A peça pretende questionar o lugar da mulher na cultura ocidental a partir da figura de Maria Madalena, que ao longo do tempo foi alvo de construções culturais. “Sempre coube à mulher o papel de alimentar, limpar, vestir e chorar o corpo. Cuidadora e carpideira, a mulher é tradicionalmente responsável pela saúde e o bem-estar dos filhos e do marido. Ela tem a função de iniciar e fechar o ciclo da vida, cuidando quando nasce, cuidando quando morre”, conclui.

O elenco de “Madalena” é formado por Ana Brandão, Carla Galvão, Crista Alfaiate, Madalena Almeida, Paula Só e Catarina Moreira Pires. O espetáculo conta com coprodução do Teatro Viriato, Centro de Arte de Ovar e Teatro Nacional D. Maria II.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via press release 

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
madalena-teatro-viriato-viseu