Durante este fim de semana, a Maia recebe a 1.ª edição do Festival de Contos Maiatos – Contamina. A entrada é livre e aberta a todos.

Este evento pretende recuperar a tradição oral semeada através de histórias que são contadas e ouvidas de geração em geração. Há uma vontade de partilhar mais e melhor a sabedoria popular portuguesa, as lendas, os mitos e outros textos guardados na memória coletiva, como provérbios, orações, lengalengas e adivinhas.

Durante o festival, existem duas sessões agendadas por dia no Fórum da Maia. Cada momento conta com um painel de participantes diferente que acrescenta uma nova visão aos temas e atividades em destaque.

Os convidados são compostos por duas mãos cheias de nomes intimamente associadas ao mundo das histórias e da narração oral: Adelina Monteiro, Cândida da Luz, Cátia Coutinho, Clara Haddad, CRUDE (Mariana, Dulce, Ana), Gusta Santos, Jorge Moreira da Silva, Manuela Leitão, Mariana Machado, Nina Ferreira, Sofia Freitas, Teresa Cunha e Vítor Fernandes.

A iniciativa enquadra-se no âmbito das comemorações dos 25 anos da Biblioteca Municipal da Maia, que acolhe parte da programação até dia 24 de novembro, domingo.

Texto de Mafalda Lalanda

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.