fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

mao-mao lança tema “Candidaturas”: melodias de poesia chinesa

O projeto musical mao-mao lança o seu terceiro tema, “Candidaturas”, composto a partir do poema…

Texto de Ana Mendes

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O projeto musical mao-mao lança o seu terceiro tema, “Candidaturas”, composto a partir do poema “Filling Out Job Application”, de Ni Wen, com a participação especial da violoncelista Sandra Martins. Os poetas chineses antigos e contemporâneos são objeto de criação do conjunto mao-mao, que apresenta, através da música e interpretação, uma perspetiva única das histórias dos trabalhadores fabris.

Oficialmente composto em dezembro de 2020, o projeto musical spokenword mao-mao, estreia o seu novo trabalho “Candidaturas”, que marca o terceiro tema do conjunto e que revisita o poema original de Ni Wen, traduzido por Eleanor Goodman. Uma vez mais, os músicos Valério Romão, na voz, José Anjos, na guitarra, voz e composição, Pedro Salazar, no baixo e composição, e Paula Cortes, na voz, reforçam o contraste entre a poesia chinesa antiga e tradicional com as composições contemporâneas.

A condição humana e a necessidade de contemplar a beleza, para lá do medo e do sofrimento, são a linha condutora da interpretação dos textos que originam os temas. Os músicos enunciam ainda que “até o humor surge como salvação ao lado do vinho e outros santuários de humanidade: a amizade, a natureza e o afeto”, quando analisada a poesia dos trabalhadores fabris chineses.

O vídeo do novo tema, “Candidaturas”, foi realizado por Valério Romão a partir do filme “China: growing up under Mao Tse Tung”, que data de 1965. O som foi gravado ao vivo na Escola de Mulheres – Oficina de Teatro no ano passado, por Jorge Serigado, misturado por João Hora e mao-mao. Este terceiro tema fez também parte do espetáculo “A lua só sabe fazer de lua”.

Depois de “Filho” e “Elegia”, o tema “Candidaturas” conta com a participação do violoncelo de Sandra Martins, que se une às vozes de Valério Romão e José Anjos, que acompanha na guitarra o baixista Pedro Salazar. O tema “Candidaturas”, que assinala o regresso do conjunto mao-mao, já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Texto de Ana Mendes
Fotografias da cortesia de ccasullo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0